VOLTAR

Acre sediará encontro internacional

O Rio Branco-Rio Branco-AC
Autor: Ana Sales
29 de Jul de 2003

O estudo regional da Amazônia, sob a ótica do desenvolvimento sustentável, será amplamente discutido por representantes do Peru, Bolívia e Brasil, em encontro trinacional,s que será realizado entre os dias 15 a 18 de agosto, nos municípios acreanos de Epitaciolândia e Brasiléia. Trata-se do 4o fórum do encontro Madre de Dios, Acre e Pando (MAP) que objetiva estabelecer parcerias nas esferas acadêmica, empresarial, governamental e não governamental, em que a Amazônia passa a ser analisada além das fronteiras político- geográficas, existentes entre os três países.

A Universidade Federal do Acre (Ufac) responde pela coordenação geral e o professor Roberto Feres é o responsável pela organização do evento. Ele explicou que, em 2000, aconteceu o primeiro fórum MAP, resultando na constituição de diversos grupos parceiros dos três países para tratarem de temas de interesse comum, "com foco no Desenvolvimento Econômico, Equidade Social, Conservação Ambiental e, transversalmente, o estabelecimento de Políticas Públicas integradoras". Nesta quarta versão do evento, a expectativa é consolidar novas parcerias que avancem no sentido de transformar a região em um modelo de cooperação para o desenvolvimento .

No que se refere ao desenvolvimento econômico, o organizador do evento disse que serão abordadas questões referentes à atividade madeireira, turismo sustentável, castanha e aos corredores econômicos, com ênfase para a estrada de ligação com o Oceano Pacífico. As polêmicas que dizem respeito às populações desta região, ao uso da terra, à economia da região e livre trânsito também serão debatidos no encontro. O grande tema equidade social vai enfocar questões de interesse das três regiões fronteiriças, referentes aos povos indígenas, educação, campesino e saúde. Roberto Feres disse que a biodiversidade, a bacia trinacional do rio Acre e os herbários serão ponto de pauta do tema conservação ambiental, como também a capacitação e o banco de dados da região. Uma mesa de debate, considerada um tema transversal, com o intuito de integrar os três grandes temas, abordará as políticas públicas para a região. Neste debate, os problemas serão discutidos sob a concepção dos municípios. Feres afirmou que os governos estaduais dos Departamentos de Pando, na Bolívia e de Madre de Dios, no Peru, bem como do Estado do Acre, no lado brasileiro, debaterão a integração regional e suas ações para garantirem o desenvolvimento sustentável desta parte mais ocidental do ecossistema amazônico.

Ainda na mesa de políticas públicas, as organizações internacionais e o terceiro setor debaterão sobre suas atuações na região das três fronteiras internacionais. O professor Roberto Feres informou que está prevista a presença da Ministra do Meio Ambiente do Brasil, Marina Silva, na abertura do evento que contará, também, com apresentações culturais típicas dos três países. Uma mesa redonda discutirá a ação nacional dos três países, para o desenvolvimento da região geográfica do MAP.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.