VOLTAR

Acre inspira Maurício de Souza na criação de novos personagens

Governo do Acre-Rio Branco-AC
15 de Jul de 2003

O criador da Turma da Mônica, Maurício de Souza, desembarcou em Rio Branco mais uma vez para trabalhar na formatação de personagens com costumes da região. "Será uma espécie de Turma da Mônica da Amazônia", disse o desenhista. Para dar vida aos novos desenhos, Maurício conta que esses personagens precisam ter uma "alma" com a essência da cultura dos Povos da Floresta.

"Estes personagens típicos da floresta Amazônica em pouco tempo serão conhecidos em todo o mundo", diz o desenhista, esperançoso. Ele também ressaltou que "para criá-los eu não poderia deixar de conhecer de perto a vida dos povos que habitam esta floresta".

Maurício participou de uma reunião com a equipe da TV Aldeia, membros da TV Futura, representantes indígenas e do Patrimônio Histórico. A equipe organiza duas viagens para aldeias de etnias indígenas acreanas. Está confirmada a visita aos Yawanawá e Ashaninka.

A primeira visita de Maurício de Souza ao Acre foi feita no ano passado, quando o desenhistas e a Turma da Mônica realizaram uma apresentação do grupo de bonecos no Parque da Maternidade, antes de visitar o município de Xapuri. Segundo Maurício, após esse encontro ele percebeu que o Estado tinha as peculiaridades necessárias para servir de motivo à criação de novos personagens.

"Quando percebi que as pessoas valorizam a cultura indígena, diferente de outros locais do país, isso logo me trouxe a idéia de retomar esse projeto que há dez anos engavetei", lembra. O criador da Mônica conta que a idéia de compor personagens com a cara da Amazônia surgiu quando empresários japoneses lhe perguntaram por que ele não havia criado trabalhos em quadrinhos com qualidades ligadas à Floresta Amazônica. Daí em diante, Maurício fez algumas lustrações sobre o tema, mas não ficou satisfeito porque os personagens ficaram "sem alma".

A viagem que o desenhista fará às comunidades indígenas acreanas será documentada por uma equipe de TV do Canal Futura, para ser exibida em várias tevês educativas, inclusive a TV Aldeia. O canal Discovery também está interessado em documentar todo o processo de construção dos novos personagens de Maurício de Souza na Amazônia, desde a visita às tribos até o trabalho no estúdio.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.