VOLTAR

Acre e Rio Branco aderem à Hora do Planeta

http://www.wwf.org.br
18 de Mar de 2011

Pelo terceiro ano consecutivo, o Estado do Acre e a capital, Rio Branco, participam do movimento Hora do Planeta, demonstrando a preocupação com as questões ambientais e o engajamento para a promoção da conservação da natureza e pelo desenvolvimento sustentável.

O Acre desenvolve projetos de valorização da floresta e criou um marco legal para incentivo ao pagamento por serviços ambientais, com remuneração adequada para proprietários, populações tradicionais e projetos que contribuam para conservar as florestas. Estado e prefeitura de Rio Branco também criaram procedimentos para garantir o consumo de madeira de origem legal, eliminando do consumo público o produto de fontes desconhecidas, ilegais e predatórias.

"Estado e prefeitura de Rio Branco tem um histórico de compromisso com a causa ambiental. A participação na Hora do Planeta, pelo terceiro ano consecutivo, também é uma demonstração desse engajamento e um exemplo para outras cidades e governos", afirmou Denise Hamú, secretária-geral do WWF-Brasil.

O prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim, destacou que o Acre está integrado ao processo de construção de um "círculo virtuoso da sustentabilidade", com medidas que contribuirão para melhorar a qualidade de vida das próximas gerações. "A adesão de Rio Branco ao movimento Hora do Planeta é exemplo de compromisso com o desenvolvimento sustentável", disse.

Localizado no Vale do Acre, na região Norte do Brasil, Rio Branco é o mais populoso município do estado, com 335.796 habitantes, segundo o censo 2010. A capital do Acre foi, ainda, um dos primeiros povoados a surgir às margens do rio Acre. Na Hora do Planeta 2011, serão desligadas as luzes da Prefeitura do Centro e do Horto Florestal, onde funciona a sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

No Brasil, 26 cidades, incluindo seis capitais, já formalizaram a adesão à Hora do Planeta 2011. A maior parte delas também participa pela terceira vez. Outras 14 prefeituras encontram-se já na fase final de entrega do termo, que traz a indicação de quais monumentos serão apagados.

As outras cinco capitais que aderiram são Aracaju (SE), Goiânia (GO), Natal (RN), Rio de Janeiro (RJ) e Vitória (ES). As 20 cidades brasileiras que, a exemplo de milhares em todo o mundo, se comprometem a apagar as luzes são: Apodi (RN), Arraial do Cabo (RJ), Barueri (SP), Baturité (CE), Bragança (PA), Caçador (SC), Canoas (RS), Divinolândia (SP), Jumirim (SP), Martinópolis (SP), Osasco (SP), Pedreiras (MA), Pindamonhangaba (SP), Poços de Caldas (MG), Ribeirão Pires (SP), Rio das Ostras (RJ), Tarumã (SP), Timóteo (MG), Tucunduva (RS) e Viana (ES). O estado com maior número de participantes, até o momento, é São Paulo, com oito prefeituras.

A edição 2011 da Hora do Planeta vai reunir milhares de pessoas em torno de ícones importantes das cidades, que ficarão às escuras. É que, além do ato simbólico pela conservação do planeta, muitas prefeituras vão promover atos públicos e shows com artistas.

Este ano, a Hora do Planeta no Brasil conta com a parceria da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), representando 400 municípios. "É preciso aproveitar o poder de engajamento das prefeituras e dos prefeitos para mobilizar a população", afirmou João Coser, prefeito de Vitória (ES) e presidente da FNP.

http://www.wwf.org.br/informacoes/?27782/Acre-e-Rio-Branco-aderem-a-Hor…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.