VOLTAR

Acordo permitirá concluir demarcação da Terra Indígena Baú no Pará

Site da Funai
09 de Out de 2003

Após o acordo firmado entre lideranças indígenas Kayapó e representantes do município de Novo Progresso (PA), o Ministério da Justiça (MJ) publicou no Diário Oficial de hoje (09), a portaria no 1487, que permitirá o fim dos conflitos e a imediata retomada dos serviços contratados pela Funai para a demarcação da Terra Indígena Baú, no Pará, segundo seus usos, costumes e tradições, conforme determina a Constituição Brasileira. O acordo teve a participação da liderança Kayapó da T.I. Baú, Bep-y, de Megaron Txukarramãe, administrador da Funai em Colíder (MT), local onde se realizou a reunião, de Raoni, outra importante liderança Kayapó, do procurador da república em Santarém (PA), Nilo Batista de Almeida Camargo, além de autoridades e diversos representantes municipais (sindicatos rurais e associações), municipais.

Até o acordo, as duas tentativas anteriores para a demarcação resultaram em conflitos com a população regional e impediram que a empresa contratada continuasse os trabalhos de demarcação, licitados pela Funai e baseados em limites declarados pelo MJ em 1991. Com as constantes ameaças, a região próxima ao município de Novo Progresso tornou-se área de permanente conflito, podendo gerar violência com muitas vítimas.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.