VOLTAR

Acordo para biodiversidade pode fracassar, diz secretário

OESP, Vida, p. A29
24 de Set de 2010

Acordo para biodiversidade pode fracassar, diz secretário

O secretário nacional de Biodiversidade e Florestas, Bráulio Dias, afirmou ontem que "há um grande risco de fracasso" em obter um tratado entre os países para proteger a biodiversidade mundial na 10.ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP-10), em outubro, em Nagoya (Japão).
De acordo com o secretário, uma reunião de diplomatas preparatória para a COP- 10 que ocorreu nesta semana, em Montreal, no Canadá, terminou sem avanços significativos.
"Será uma grande derrota. O momento é delicado. Podemos ter uma nova Copenhague", disse, referindo-se à Conferência do Clima da ONU, em 2009, que também acabou sem um acordo.
Em Nagoya, um dos principais objetivos será traçar metas de preservação da biodiversidade para os próximos dez anos - com o agravante de que muitas das metas propostas para 2010 ainda não foram cumpridas. O Brasil, por exemplo, havia se comprometido a zerar o desmatamento na Mata Atlântica, o que não ocorreu. Novamente há desencontro entre os interesses dos países em desenvolvimento e os dos desenvolvidos.

OESP, 24/09/2010, Vida, p. A29

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100924/not_imp614537,0.php

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.