VOLTAR

Acordo garantirá qualidade do ensino às comunidades indígenas de Mato Grosso

Site da Funai
Autor: (Danielle Santos)
23 de Dez de 2002

Foi assinado, na Câmara dos Deputados, em Brasília, o contrato de assistência financeira ao curso de Formação de Professores Indígenas entre a embaixada do Japão e a Ameríndia Produção e Difusão da Cultura Indígena, representante da Foundation Japan (RFJ).
Segundo Keiji Yamamoto, primeiro-ministro da embaixada do Japão no Brasil, "o convênio faz parte do programa 'Assistência para Projetos Comunitários' do governo japonês e tem como finalidade auxiliar organizações sem fins lucrativos na busca da melhoria das condições de vida em países em desenvolvimento.

Além de Yamamoto, estiveram presentes no evento o líder indigenista cacique Raoni, o deputado mato-grossense Wilson Santos(PMDB) e representantes de povos indígenas.

A Ameríndia realiza, desde 1989, atividades de vínculo assistencial às comunidades indígenas de modo a melhorar suas condições de vida e a qualidade educacional destas. Segundo o deputado Wilson Santos, "o estado do Mato Grosso, por meio da iniciativa pioneira da Universidade do Estado do Mato Grosso - Unemat, implantou a primeira universidade para formação de professores indígenas no País, na cidade de Barra dos Bugres, que deverá formar ,em breve, 43 professores.

A idéia de formar uma parceria com países desenvolvidos surgiu de iniciativas como essas que, com a ajuda da governo japonês, proporcionará os recursos necessários para a fundamentação de um ensino de qualidade aos povos indígenas desta região.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.