VOLTAR

Acordo de paz eleva desmate na Colômbia

Valor Econômico, Especial, p. A12
07 de Ago de 2018

Acordo de paz eleva desmate na Colômbia
Sem as Farc e com a ausência do Estado, florestas ficam vulneráveis à apropriação ilegal de terras

Daniela Chiaretti
De Bogotá

O processo de paz colombiano teve forte impacto nas florestas do país. Os dados mais recentes indicam que a tendência do desmatamento na Colômbia está em alta, fenômeno que se verifica desde a assinatura dos acordos de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, as Farc, no fim de 2016. Na Amazônia colombiana, o desmatamento dobrou em 2017 em relação a 2016. É o pior desempenho dos últimos seis anos.

Comunidade cuida de floresta e vende crédito de carbono

Daniela Chiaretti
De Acandí, Colômbia

No humilde aeroporto de Acandí, no noroeste colombiano, há uma escultura grande de uma tartaruga-de-couro cinzenta. Do lado esquerdo, menos visível, está a ruína de um pequeno avião que foi usado pelo narcotráfico e alguém incendiou. Tartaruga e avião são metáforas concretas da aposta no futuro e do esforço para superar o passado que confrontam os habitantes da região mais pobre da Colômbia. É aqui que comunidades quilombolas se organizaram, monitoram matas e tartarugas, e protagonizam a primeira venda comunitária de créditos de carbono pela proteção de florestas do país.

Valor Econômico, 07/08/2018, Especial, p. A12

https://www.valor.com.br/internacional/5716759/acordo-de-paz-eleva-desm…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.