VOLTAR

Acompanhamento arqueológico

Diário do Nordeste - http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=740037
24 de Fev de 2010

Santana do Cariri. Uma obra de saneamento e esgotamento sanitário na "Capital da Paleontologia" terá acompanhamento de uma equipe de arqueólogos e paleontólogos. Fósseis completos e vestígios indígenas poderão ser encontrados nas áreas onde serão realizadas as escavações. Esses pontos serão detalhados, hoje, com a apresentação do Projeto de Implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Santana do Cariri e Acompanhamento Arqueológico da Obra, que será executada pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece).

A apresentação dos projetos de engenharia e de acompanhamento arqueológico será às 9 horas, na Câmara Municipal da cidade. Santana do Cariri é considerada potencialmente rica em vestígios arqueológicos e paleontológicos. O trabalho da consultoria contratado pela Cagece será de participar das escavações, com o salvamento e resgate de possíveis peças históricas ou fósseis.

Segundo a arqueóloga, Rosiane Limaverde, que irá participar da equipe presente na área, "o trabalho solicitado pela Cagece vem contribuir muito porque é uma forma de prospecção intensiva numa área que foi uma aldeia indígena da tribo Cariú Cariri". Essa área do conhecimento poderá ser melhor trabalhada num solo dominado pelos achados fósseis.

Já o paleontólogo Marcelo de Oliveira Soares, outro profissional envolvido, ressalta que Santana do Cariri encontra-se dentro do Geopark Araripe, uma área reconhecida internacionalmente pela Unesco pela sua riqueza paleontológica. Ele explica que há probabilidade, por exemplo, de serem descobertos fósseis de animais completos.

Recursos

A obra de esgotamento sanitário da Cagece irá investir R$ 3.3 milhões, com recursos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC/ OGU/ Funasa). Serão beneficiadas 7.845 pessoas, com 1.655 ligações de esgoto e 7.821 metros de rede coletora, além de uma estação de tratamento de esgoto. O evento contará com a presença de representantes da Cagece, da Prefeitura, do Instituto do Patrimônio Artístico Nacional (Iphan) e da Universidade Regional do Cariri (Urca). A Cagece já realizou o acompanhamento arqueológico em Aracati e Maranguape.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.