VOLTAR

Ações festejam Dia Mundial do Ambiente

FSP, Cotidiano, p. C6
06 de Jun de 2005

Ações festejam Dia Mundial do Ambiente
Em SP, decreto controla uso de madeira

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi marcado no país por ações em diversas cidades.
Em São Paulo, o governador Geraldo Alckmin e o prefeito José Serra, do PSDB, assinaram um decreto que controla o uso de madeira nativa em obras públicas e afirmaram que a fiscalização da entrada da madeira no Estado será intensificada.
A medida visa ajudar a conter o desmatamento ilegal na Amazônia e foi tomada em parceria com o programa Cidade Amiga da Amazônia, desenvolvido pelo Greenpeace. Hoje, segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, cerca de 15% da madeira extraída da Amazônia destina-se ao mercado paulista, o que torna o Estado de São Paulo o maior consumidor de madeira amazônica do mundo.
No Rio, houve um ato no Cristo Redentor promovido pela ONG WWF-Brasil e uma operação da Polícia Civil contra o tráfico de animais silvestres. Os ambientalistas montaram, aos pés do Redentor, uma torneira jogando água num balde inflável de quase 15 metros de altura. Na operação da polícia, 16 pessoas foram presas. No total, 224 pássaros foram recolhidos.
O prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), participou em São Francisco (EUA) da assinatura da Declaração das Cidades Verdes, um conjunto de acordos ambientais urbanos proposto pela ONU.
O documento, assinado pelos dirigentes de 60 cidades, entre elas Moscou, Buenos Aires e Londres, prevê uma série de ações voltadas a uma "vida urbana sustentável" nas áreas de energia, redução de dejetos, projetos urbanos, transportes e saúde ambiental.

FSP, 06/06/2005, Cotidiano, p. C6

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.