VOLTAR

Ação social Cinta LArga continua neste sábado e até domingo

MPF/RO - http://www.prro.mpf.mp.br
23 de Nov de 2013

A 1ª Ação Social Cinta Larga tem atendimentos de saúde, expedição de documentos, palestras e atendimentos diversos

Continua hoje, dia 23, e termina no domingo, 24, a 1ª Ação Social Cinta Larga. A ação é destinada aos indígenas da etnia Cinta Larga e envolve diversos órgãos públicos na promoção do acesso à documentação básica, serviços de saúde, inscrição em benefícios sociais e orientações sobre assistência técnica (piscicultura), recursos minerais, entre outros assuntos.

A ação está sendo realizada na escola rural Diva Tereza Ferreira, no assentamento Canaã, próxima à Base Bradesco, cerca de 80 quilômetros do centro de Espigão do Oeste.

A iniciativa envolve diversos órgãos parceiros: Ministério Público Federal (MPF); Secretaria Estadual de Ação Social (Seas), Casa Militar e várias outras secretarias do governo de Rondônia; Funai; Secretaria de Saúde Indígena (Sesai); TRE; DNPM; 17ª Brigada de Infantaria de Selva; INSS; Emater; prefeituras de Espigão D'Oeste e Pimenta Bueno; OAB; e a Coordenação das Organizações Indígenas do Povo Cinta Larga.

O procurador da República Reginaldo Trindade ressaltou que "o momento é muito importante, pois demonstra a presença maciça do Estado, com suas diferentes instituições (federais, estaduais e municipais) para amenizar os problemas dos indígenas. Estamos trabalhando para que a presença do Estado Brasileiro seja permanente nas aldeias. Com a ação, os órgãos romperam com o paradigma de abandono do governo em relação aos indígenas Cinta Larga".

A ação tem logística para transporte dos indígenas e equipes de trabalho, alojamentos, tendas para consultas médicas, exames clínicos e atendimentos sociais, palestras para os adultos e recreações para as crianças indígenas, entre outros.

A secretária adjunta da Secretaria Estadual de Ação Social, Zilene Rabelo, afirmou que a iniciativa do governo de Rondônia foi decorrente de uma reunião com o MPF, na qual se tratou dos problemas dos indígenas. "Acreditamos que ações como esta são importantes para concentrar esforços na promoção da cidadania. Temos a perspectiva de que o atendimento a estes indígenas integrem o planejamento do governo, em suas diversas secretarias e entidades, de forma a ser um trabalho continuado", disse.

http://www.prro.mpf.mp.br/conteudo.php?acao=diversosLerPublicacao&id=10…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.