VOLTAR

Ação prevê retirada de 800 mil

OESP, Metrópole, p. C5
05 de Jan de 2007

Ação prevê retirada de 800 mil
Estado e Prefeitura traçam estratégia com sociedade

Plano de ação que começou a ser estruturado ontem pelo Estado e Prefeitura de São Paulo prevê a retirada de parte dos 800 mil moradores no entorno da Represa de Guarapiranga, na zona sul, a partir deste ano, para preservar o local e a produção de água para a cidade. Os secretários do Meio Ambiente do Estado, Xico Graziano, e do município, Eduardo Jorge, reuniram-se com ambientalistas e representantes comunitários da região da Guarapiranga e determinaram prazo de 60 dias para conclusão da estratégia de retirada desta população.

São 1,5 milhão de pessoas que moram nas regiões das Subprefeituras de Capela do Socorro, Parelheiros e M'Boi Mirim. Somam cerca de 86 mil as que estão em áreas de risco ou muito próximas da represa e afluentes. 'Não estamos preocupados com retirada de pessoas. Certamente em algumas áreas de risco e áreas muito próximas da represa possivelmente fará parte desse plano de ação. A preocupação é com a continuidade da devastação e com a criação de condições de manutenção da qualidade das águas dessa região', explicou Graziano.

Segundo ele, a própria Sabesp provoca poluição da Guarapiranga. Estudo do Instituto Socioambiental (ISA), concluído em 2006, mostra a culpa da Sabesp, que não trata esgoto de domicílios no entorno do manancial. 'A Sabesp despeja esgoto de cerca de 90 mil casas diretamente na Guarapiranga', disse Marussia Whately, do ISA. Para Xico Graziano, a Sabesp deve ser cobrada por isso. 'A Sabesp que pague para ver o que a Cetesb vai fazer com ela.'

O secretário disse ainda que Estado deverá remanejar recursos de outras secretarias e órgãos púbicos para aplicar no plano de ação na Guarapiranga, que será exemplo para programas em outras áreas de preservação ambiental na Região Metropolitana de São Paulo, como a Billings e a Cantareira.

Já as famílias a serem retiradas do entorno da Guarapiranga deverão ser remanejadas em programas habitacionais do governo estadual junto com a Prefeitura.

OESP, 05/01/2007, Metrópole, p. C5

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.