VOLTAR

Ação Indigenista em Rondônia recebe reforço de Cuiabá

Site da Funai
Autor: (Simone Cavalcante)
19 de Fev de 2003

Mais quatro servidores da Administração Executiva Regional da Funai (AER), em Cuiabá, todos com experiência em ações de extrusão em terra indígena, chegaram a Cacoal/RO pra reforçar a equipe da Funai, que desde o início no mês passado mantêm afastados das Terras Indígenas Roosevelt e Parque do Aripuanã mais de cinco mil garimpeiros de diamantes.

O coordenador do Grupo Tarefa que está atuando em Rondônia, Walter Blos, esteve em reunião com o presidente da Funai, Eduardo Almeida, e garantiu que o órgão indigenista dará continuidade às ações de proteção aos Cinta Larga e poderá ter o reforço da Polícia Federal, Ibama e outros. Toda a ação desenvolvida até agora tem a participação efetiva das comunidades indígenas.

Ontem (19), lideranças indígenas estiveram em todos os veículos de comunicação, rádios, tvs e jornais para desmentir uma série de notícias veiculadas com informações distorcidas, avisando de mortes e de que os garimpeiros já estão retornando. A situação merece cautela, mas está sob controle. Não houve qualquer violência na retirada dos garimpeiros que tiveram o prazo até o dia 25 de janeiro e saíram pacificamente. Esta foi a primeira vez que a Funai realizou uma ação indigenista, sem a participação das polícias locais. Somente o Posto da Polícia Federal, localizado fora das terras indígenas, deu apoio à ação.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.