VOLTAR

Ação emitirá RG para indígenas de Aquidauana, de graça

Anastácio Notícias - http://www.anastacionoticias.com.br/
29 de Set de 2010

Contemplados pela ação "Sou Cidadão", promovida pelo Governo Municipal através da Gerência de Desenvolvimento Social e Economia Solidária, os caciques das aldeias da região de Taunay receberam das mãos do prefeito Fauzi Suleiman as guias de confecção de carteira de identidade, devidamente pagas.

A gerente da pasta, Eva Enilde Fernandes destaca o empenho do Governo Municipal em identificar a população. "Cada identidade custou R$ 55 ao Governo, por isso, solicitamos que todos realizem o procedimento para retirar o RG e cuidem com carinho desse documento", disse.

Segundo ela, a ação "Sou Cidadão" busca resgatar a cidadania de cada indivíduo através da emissão de documentos como CPF, RG, certidão de nascimento, carteira de trabalho, certificado de reservista, título de eleitor, 2ª via de certidão de casamento, 2 via de certidão de nascimento e a entrega de cartões do programa Bolsa Família.

"Nossa preocupação é identificar toda a população através do "Sou Cidadão". Já atendemos as aldeias, alguns distritos e assentamentos, ainda falta a população da cidade", comenta a gerente Eva Enilde.

Ao total foram entregues 362 guias divididas entre as aldeias Ipegue (202), Água Branca (34), Bananal (50), Morrinho (6), Colônia Nova (17), Imbirussu (34), Lagoinha (6) e Taunay (13).

Para o cacique Alvisure Gonçalves, aldeia Ipegue, a identidade abre novas possibilidades aos indígenas. "Quero agradecer o empenho do prefeito Fauzi, que nos proporcionou o direito de cidadania através da nossa identidade civil. Isso nos remete a novos horizontes".

Já o coordenador municipal de Assuntos Indígenas, Célio dos Santos, aponta os benefícios da nova identidade. "Agora o meu povo pode fazer um empréstimo, abrir uma conta no banco, se torna um cidadão de fato, uma vez que a identidade da Funai não tem validade na vida cívica", disse.

O prefeito Fauzi Suleiman lembrou que documentação é qualidade de vida. "Vamos ampliar esse programa de documentação porque documento é fundamental como instrumento da cidadania".

http://www.anastacionoticias.com.br/index.php?pagina=noticias-ver&codig…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.