VOLTAR

Ação em resistência a hidrelétricas no Rio Madeira ocorre amanhã

Amazônia.org.br-São Paulo-SP
13 de Mar de 2006

Promovida pela Campanha Popular Viva o Rio Madeira Vivo, a mobilização pelo Dia Internacional de Ação Contra as Represas e pelos Rios, a Água e a Vida será amanhã, na Praça da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, em Porto Velho, Rondônia, a partir das 9h. Começará com uma celebração religiosa que contará com a participação do bispo de Porto Velho, Dom Moacir Grechi, e de instituições sociais e ambientais. O evento será seguido por uma barqueata pelo Rio Madeira.

O ato público pretende mobilizar contra a construção de hidrelétricas no rio Madeira. "As hidrelétricas planejadas para o Rio Madeira, se construídas, vão retirar a vida que existe em torno desse importante Rio de valor inestimável para a Amazônia; [ a construção ] vai deslocar pessoas, vai acabar com a pesca, vai acabar com a água potável, vai acabar com as praias, vai acabar com o patrimônio da Estrada de Ferro Madeira Mamoré", afirma a campanha, através de seu site (www.riomadeiravivo.org).

A campanha é apoiada por entidades e instituições como a Kanindé, o Grupo de Trabalho Amazônico (GTA), o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), o Conselho Indigenista Missionário (CIMI) e a Comissão Pastoral da Terra (CPT).

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.