VOLTAR

Ação do Ibama e Força Nacional aumenta tensão na terra indígena Apiterewa, no Pará

G1/PA - https://g1.globo.com/pa/para/noticia
18 de Nov de 2020

Ação do Ibama e Força Nacional aumenta tensão na terra indígena Apiterewa, no Pará
Equipes do Governo Federal estão notificando ocupantes da terra indígena sobre prazo para que eles se retirem da área.

Por G1 PA - Belém
18/11/2020 10h55 Atualizado há um dia

O clima é tenso na terra indígena Apiterewa, localizada entre os municípios de São Félix do Xingu e Tucumã, no sudeste do estado. O motivo é uma operação do Ibama, Força Nacional e Funai.

As equipes de fiscalização estão notificando os ocupantes da terra indígena sobre o prazo para que eles se retirem da área. A operação conta com 12 caminhonetes e 2 helicópteros instalados na base dentro da reserva.

Os não indígenas denunciam que fiscais estariam agindo com truculência, queimando barracas, apreendendo veículos e destruindo motosserras e geradores de energia.

Revoltados com a prisão de dois homens, eles se concentram em frente a base montada pelo Governo Federal na terra indígena. Homens da Força Nacional tentam negociar com os manifestantes, mas eles dizem que vão permanecer no local.

A retirada dos não indígenas vem se arrastando desde 2005. Em junho de 2020 o ministro Gilmar Mendes (STF) acatou um pedido Prefeitura de São Félix do Xingu para que fosse feita uma conciliação entre indígenas, ocupantes e Governo Federal.

A Polícia Federal em Redenção informou que deve encaminhar uma equipe para terra indígena ainda esta semana.

https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2020/11/18/acao-do-ibama-e-forca-n…

Clima é tenso na Terra Indígena Apiterewa, no sudeste do Pará
globoplay.globo.com/v/9032828/

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.