VOLTAR

Ação do Ibama avalia infrações em rios geridos pela União

OESP, Vida, p. A16
19 de Fev de 2012

Ação do Ibama avalia infrações em rios geridos pela União

Durante ação de fiscalização em quatro rios catarinenses, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) lavrou seis autos de infração que devem gerar até R$ 1,2 milhão em multas.
A operação, batizada de Rios Federais, começou em Santa Catarina há duas semanas e terminou na sexta-feira.
Foram apreendidos um caminhão, um trator de esteira e um carregamento de carvão de araucária.
Um rio é considerado federal quando banha mais de um Estado brasileiro ou atravessa as fronteiras do País. Nesse caso, sua gestão é responsabilidade do governo federal.
Segundo o Ibama, a fiscalização não investigou apenas a preservação da fauna ou da vegetação, mas, sobretudo, a qualidade das águas, observando o lançamento de efluentes.
Foram fiscalizados o Rio Uruguai, localizado na região oeste de Santa Catarina, divisa com o Rio Grande do Sul; o Rio Mampituba, no extremo sul catarinense, também na divisa com o Estado gaúcho; e os Rios Iguaçu e Negrinho, região norte do Estado, na divisa com o Paraná.
Nos Rios Iguaçu e Negro, por exemplo, foram encontrados extração ilegal de areia, lavoura de soja em área de preservação permanente, desmatamento e fornos de lenha clandestinos.

OESP, 19/02/2012, Vida, p. A16

http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,acao-do-ibama-avalia-infrac…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.