VOLTAR

Ação de apoio à gestão é intensificado e abrange DSEIs Alto Rio Solimões e Vale do Javari

Portal da Saúde - http://portal.saude.gov.br/
03 de Jul de 2012

Gestores e técnicos da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) intensificaram os trabalhos da ação de apoio na gestão da saúde indígena no Distrito Sanitário Especial de Saúde Indígena (DSEI) Alto Rio Solimões, em Tabatinga (AM) e que se estende ao DSEI Vale do Javari, em Atalaia do Norte (AM).

A equipe da SESAI se reuniu na segunda-feira (2), com representantes da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) para apresentar as ações conjuntas entres as duas entidades, principalmente para o aprimoramento das atividades durante o plano estruturante da saúde indígena que deve ser realizado ainda no final do mês de julho na região do Vale do Javari e Alto Rio Solimões. Estavam presentes mais de 50 pessoas na reunião, entre lideranças indígenas, profissionais da FUNAI e SESAI.

A Chefe de gabinete da SESAI, Verbena Melo, ressaltou a importância das equipes de Brasília estarem junto com os demais profissionais dos DSEIs . "A vinda desta equipe vai auxiliar na gestão e promover celeridade nos processos de contratos e prestação de serviços administrativos, que com certeza, também vai agilizar as demandas de atendimento das Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena nos territórios indígenas", salientou.

Ela afirmou também da importância de ações como essa para dar transparência no trabalho de gestão dos Distritos. "Pedimos sempre a ajuda de parceiros (indígenas e FUNAI) para o fortalecimento da Saúde Indígena. Temos que combater a corrupção em áreas existentes para que de fato o trabalho de atenção básica nas comunidades indígenas seja efetivo", salientou.

A liderança indígena, Beto Marubo, acredita que depois da criação da SESAI (em outubro de 2010) o trabalho melhorou e os problemas diminuíram. "Acreditamos que com a vinda de equipes da SESAI de Brasília teremos ajuda para intensificar o atendimento de saúde nas comunidades, principalmente as mais distantes", ressaltou.

A Chefe de Gabinete da Secretaria agradeceu a parceria entre FUNAI, Ministério da Justiça, principalmente por meio da Força Nacional, além dos profissionais do DSEI para o prosseguimento do plano de apoio na gestão nos Distritos.

Vale do Javari

Profissionais do DSEI Vale do Javari receberam a visita da equipe da SESAI de Brasília (DF) que integra a ação de apoio de gestão na região. Verbena Melo explicou aos profissionais do DSEI sobre as atividades que as equipes estão apoiando os demais trabalhadores do DSEI. Ela ressaltou que o combate às irregularidades que possam surgir na gestão do Distrito é dever de todos os profissionais. Além disso, a chefe de gabinete ressaltou que o trabalho de gestão eficaz é fundamental para o trabalho contínuo das ações de saúde nas comunidades indígenas.

http://portal.saude.gov.br/portal/saude/Gestor/visualizar_texto.cfm?idt…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.