VOLTAR

Ação de Apoio ao Povo Kaxixó

CEDEFES
05 de Set de 2002

Implicações e desdobramentos do reconhecimento de um povo indígena
Lançamento e Ciclo de Debate do Vídeo "Caxixó: O Segredo Encapado" de Bruno Pacheco de Oliveira.
Em novembro de 2001, o povo Caxixó, que habita a região centro-oeste de Minas Gerais,
município de Martinho Campos e Pompéu, foi reconhecido oficialmente pelo Governo Brasileiro como mais um povo indígena no estado.
A luta pelo reconhecimento étnico oficial compõe a luta de dezenas de povos no Brasil.
Considerados extintos pela historiografia oficial brasileira ou culturalmente inseridos na
sociedade nacional, esses povos estão se organizando para romper o preconceito e a imagem arquetípica de índio (cabelo liso, corpo nu, morador da floresta, língua e cultura exóticas, etc) e assim garantir o acesso aos direitos destinados a eles na Constituição Brasileira. E neste sentido o reconhecimento do Povo Caxixó simboliza um grande avanço para a causa indígena.

Todavia o reconhecimento étnico implica em novos desafios: a luta pela terra. Atualmente, os Caxixó enfrentam uma situação de tensão na região de Pompéu. Prestadores de serviços nas fazendas, eles temem uma situação de conflito com os fazendeiros e estão solicitando o apoio da sociedade mineira para garantir o processo de demarcação da terra indígena
No ano em que a campanha da Fraternidade traz o tema: "Povos Indígenas: por uma terra sem males", o CEDEFES, juntamente com o Cimi, Procuradoria da República, CESE, Colégio Santo Agostinho, Colégio Marista Dom Silvério, Museu Nacional do RJ e PUC/BH, convidam a todos para participarem da "Ação de Apoio ao Povo Caxixó".
No período de 09 a 11 de setembro, o CEDEFES e demais parceiros estarão realizando o
lançamento do vídeo "Caxixó: O Segredo Encapado" - produção do Museu Nacional do Rio de Janeiro, direção de Bruno Pacheco de Oliveira, roteiro e argumentação de João Pacheco de Oliveira. O Vídeo Possui duração de 15 minutos e apresenta síntese da luta deste povo através de vários de seus representantes e apoiadores.
Neste ano de eleição presidencial, a sociedade mineira pode dar seu apoio aos povos
indígenas. Venha e participe!

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.