VOLTAR

Ação da Funai resulta em suspensão de pedido de reintegração de posse no Tekoha Pindoroky (MS)

Cimi - http://www.funai.gov.br
18 de Abr de 2013

Saiu hoje, 18, decisão judicial suspendendo o pedido de reintegração de posse concedido pela Justiça Federal ao fazendeiro Orlandino Carneiro Gonçalves, proprietário de uma fazenda que incide sobre o território tradicional Pindoroky do povo Guarani Kaiowá, no município de Caarapó, estado do Mato Grosso do Sul.

O pedido de suspensão foi encaminhado pela Funai e garante que as famílias permaneçam na Fazenda Santa Helena, onde estão desde fevereiro deste ano, quando ocorreu o assassinato do jovem Guarani Denilson Barbosa. Se não houvesse a suspensão do pedido de reintegração de posse, os indígenas teriam que deixar o local até amanhã, 19.

Durante essa semana, os órgãos do governo federal envolvidos com as ações de segurança e prevenção de conflitos no Mato Grosso do Sul estiveram reunidos, em Brasília, para avaliar o confronto iminente no município de Caarapó. A reunião foi convocada pelo Ministério da Justiça e estiveram presentes representantes da Funai, Secretaria de Direitos Humanos (SDH), Polícia Federal, Força Nacional e Secretaria Geral da República.

http://www.funai.gov.br/portal/ultimas/noticias/2013/04_abr/20130418_07…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.