VOLTAR

Ação ambiental no Parque Nascente do Mindu (AM) marca Dia Mundial da Água

MPF - www.mpf.gov.br
21 de Mar de 2013

No Dia Mundial da Água (22 de março), o Ministério Público Federal no Amazonas (MPF/AM), em parceria com a 7ª Vara da Justiça Federal no Amazonas, a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Caama) da Assembleia Legislativa do Estado e a Prefeitura de Manaus, realiza ação ambiental de conscientização e preservação do igarapé do Mindu.

Com a participação de servidores de todos os órgãos envolvidos, serão realizadas palestras educativas, coleta de lixo, plantio de mudas e distribuição de cartilhas e abordagem educativa dos moradores de áreas próximas ao Parque Nascentes do Mindu, zona Leste de Manaus, onde se localiza a nascente do igarapé. A população em geral também é convidada a participar como voluntário da iniciativa, se dirigindo à sede do MPF no horário indicado ou diretamente ao Parque Nascentes do Mindu, localizado no endereço rua Andorinhas, no 1, bairro Cidade de Deus.

Os voluntários sairão da sede do MPF/AM, no Aleixo, às 8h30, e serão levados ao Parque Nascentes do Mindu por um ônibus do projeto Escola Itinerante, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). No trajeto até o parque, monitores da Semmas conversarão com os voluntários sobre as áreas municipais de conservação ambiental e sobre práticas de preservação do meio ambiente.

Ao chegar no parque, os voluntários participarão de palestra com Domitila Pascoaloto, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), sobre o igarapé do Mindu. Após a palestra, o grupo será dividido em equipes menores para que todos possam conhecer a nascente do igarapé do Mindu, realizar o plantio de mudas no local, fazer a coleta de resíduos jogados às margens do igarapé e abordar moradores de área próxima ao parque para entrega de material informativo. Técnicos da Semmas e da Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp) acompanharão as atividades para auxiliar no plantio das mudas e coleta de resíduos.

Responsabilidade de todos - De acordo com o procurador da República Leonardo Andrade Macedo, a iniciativa surgiu a partir da constatação por parte do MPF do grande volume de lixo depositado no curso do igarapé do Mindu. "Solicitamos a intervenção dos órgãos públicos de limpeza, que fizeram a coleta dos resíduos. Uma semana depois o local estava repleto de lixo novamente. Isso mostra que a responsabilidade não é apenas do poder público nem somente dos moradores do entorno dos igarapés, mas de toda a sociedade, pois todo resíduo jogado em local inadequado, em qualquer ponto da cidade, será carregado pela água da chuva e vai parar em algum igarapé, poluindo o curso d'água", disse.

A mobilização de voluntários de diversos órgãos tem objetivo de proporcionar uma visão mais realista da situação dos recursos hídricos em Manaus, propondo uma reflexão em relação a atitudes cotidianas que causam impacto ao meio ambiente. "É preciso que todos tenham consciência de que os cursos d'água são parte da qualidade de vida das pessoas que vivem em Manaus e passem a zelar melhor por eles", advertiu o procurador.

http://noticias.pgr.mpf.gov.br/noticias/noticias-do-site/copy_of_meio-a…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.