VOLTAR

Acampamento Terra Livre: após encontro em Brasília, indígenas pedem fim da violência

G1 https://g1.globo.com/
Autor: Marília Marques
28 de Abr de 2019

A 15ª edição do Acampamento Terra Livre, em Brasília, terminou na sexta-feira (26) com um documento final que reúne as principais pautas reivindicadas pelos indígenas nos três dias de evento. O encontro é a maior conferência do país sobre povos tradicionais (veja galeria de fotos no fim da matéria).

No manifesto público, as lideranças pedem o "fim da violência, da criminalização e discriminação" contra a população indígena. Ao todo, 900 mil brasileiros se autodeclaram índios, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

"Resistiremos, custe o que custar!", diz trecho do documento.
No texto, as lideranças reivindicam ainda a "reparação dos danos causados e comprometimento das instâncias de governo na proteção das nossas vidas".

Em outro ponto, o documento cita a necessidade da demarcação de terras indígenas - o que chamam no texto de "bens da União". O grupo cita que a medida é "fundamental para garantir a reprodução física e cultural dos nossos povos".

"A demarcação de terras é, ao mesmo tempo, estratégica para a conservação do meio ambiente e da biodiversidade, e a superação da crise climática", diz trecho do manifesto.

"Realizamos este XV Acampamento Terra Livre para dizer ao Brasil e ao mundo que estamos vivos e que continuaremos em luta em âmbito local, regional, nacional e internacional."
Há 5 séculos
No mesmo manifesto, os participantes do encontro citam o histórico de luta indígena pela manutenção de direitos. "Resistimos há 519 anos e continuaremos resistindo", diz trecho da carta.

Após a divulgação do documento, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) anunciou a criação da Comissão Especial de Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas. O grupo vai funcionar como uma espécie de departamento voltado para defesa dos direitos desses povos tradicionais no país.

Acampamento Terra Livre
A 15ª edição do Acampamento Terra Livre começou na terça-feira (23) e teve programação até sexta (26). O tema este ano foi "Sangue indígena, nenhuma gota a mais".

Em Brasília, mais de 4 mil pessoas acamparam no gramado ao lado do Teatro Nacional. Entre o público, estavam centenas de mulheres que escolheram levar os filhos para viverem a experiência de protestar no centro do poder. Ao todo, cerca de 150 etnias enviaram representantes para a conferência este ano no DF.

https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2019/04/28/acampamento…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.