VOLTAR

Açaí está ganhando espaço na Austrália

OESP, Economia, p. B10
26 de Ago de 2004

Açaí está ganhando espaço na Austrália

Carlos Franco

Os australianos estão consumindo cada vez mais o açaí brasileiro.
No litoral, nas festas e bares, especialmente os freqüentados pelo mundo fashion. Tanto que o novo hábito já foi parar nas páginas da edição australiana da Harper's Bazaar, espécie de bíblia dos modernos.
Por trás do fascínio da fruta de cor escura, está a Amazon Mix, criada há três anos por um brasileiro e um australiano. O pernambucano Moisés Rodrigues Oliveira e Richard Jardine vendem hoje 1,5 tonelada de açaí médio puro por mês, principalmente em Sidney e na região de Gold Coast.
Oliveira credita parte desse sucesso ao marketing social do produto. "Nosso açaí é comprado das comunidades rurais de Igarapé-Mirim, no Pará, que são apoiadas pelo Programa Pobreza e Meio Ambiente na Amazônia (Poema)".
Oliveira chegou a esses fornecedores - 270 famílias produtoras divididas em 17 comunidades - por meio da Bolsa da Amazônia, um projeto regional voltado para a promoção e divulgação de produtos sustentáveis da Região Amazônica da Bolívia, Brasil, Equador, Peru e Venezuela.
Oliveira ficou surpreso com o sucesso de sua estratégia, que nasceu do acaso. No curso de pós-graduação, na Austrália, fez um trabalho sobre as oportunidades de frutas como o açaí no país. Transformou em realidade ao encontrar o sócio e o fornecedor. Agora, analisa o potencial de outras frutas.

OESP, 26/08/2004, Economia, p. B10

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.