VOLTAR

Acadêmicos indígenas de Direito da UCDB realizam seminário

MS notícias - http://www.msnoticias.com.br
10 de Abr de 2013

No dia 16 de abril, às 19h, acontece o seminário 'O direito indígena e o Estado brasileiro' no auditório da biblioteca da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Durante o evento, o procurador da República Emerson Kalif Siqueira vai abordar a questão indígena no judiciário e o difícil caminho da luta pela terra. O deputado estadual Pedro Kemp vai falar sobre o direito indígena e as proposições no legislativo.

O seminário faz parte da programação da Semana do Índio na UCDB e é uma iniciativa dos acadêmicos indígenas do curso de Direito da Católica. "O objetivo é proporcionar o debate sobre os direitos dos povos indígenas à academia, bem como falar do relacionamento do Estado brasileiro para com aqueles povos no âmbito do poder judiciário e nos poderes executivo e legislativo. Esse debate é importante visto que o direito dos povos indígenas não é abordado na grade curricular do curso de direito", explica um dos organizadores, o advogado indígena Terena e egresso da UCDB Luiz Henrique Eloy.

A participação no seminário é gratuita e haverá certificação. Não é necessário realizar inscrição prévia para participar. O evento é realizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas Indígenas (NEPPI/UCDB), projeto Rede de Saberes e Observatório dos Direitos Indígenas (ODIN/UCDB) e tem como parceiros o Ministério Público Federal (MPF) e o Conselho Indigenista Missionário (Cimi).

Observatório dos Direitos Indígenas

O Observatório dos Direitos Indígenas (Odin), vinculado ao Núcleo de Estudos e Pesquisas das Populações Indígenas (NEPPI/UCDB) e ao projeto Rede de Saberes, é uma rede articulada de advogados, bacharéis e estudantes de direito indígenas cujo principal objetivo é oferecer as condições necessárias para que estes profissionais indígenas possam atuar em questões intimamente ligadas a demanda de suas comunidades.

Rede de Saberes

O Rede de Saberes é um projeto de apoio à permanência de indígenas no ensino superior viabilizado com recursos da Fundação Ford. É uma parceria entre a UCDB, a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul de Aquidauana (UFMS). Estimula e orienta a iniciação científica, tem laboratório de informática e oferece cursos de extensão e monitorias. Na UCDB, o projeto é coordenado pela professora Eva Ferreira. O coordenador geral é o professor Antônio Hilário Aguilera (UFMS).

http://www.msnoticias.com.br/?p=ler&id=104253

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.