VOLTAR

Ab´Saber diz que hidrovia no Pantanal é "um absurdo"

Midianews-Cuiabá-MT
22 de Jul de 2002

Com a palestra O Conceito de bacia hidrográfica aplicado ao Pantanal Mato-Grossense, o geógrafo Aziz Nacib Ab´Saber, professor da USP e ex-presidente da SBPC-Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, abriu, nesta segunda-feira, a parte de estudos da XIV Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água.

O evento é promovido pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo e organizado pela Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAMEV) da UFMT. A solenidade de abertura aconteceu, ontem, domingo, no Centro de Eventos do Pantanal e prossegue, no mesmo local, até o dia 26.

Aziz Ab´Saber declarou que estuda o Pantanal há quase cinqüenta anos, quando, pela primeira vez, sobrevoou a área e se encantou com as suas características.

Na sua opinião, as hidrovias são "um absurdo, pois o Pantanal é uma riqueza muito especial, um cartão de visitas da América do Sul, que precisa de cuidados, que precisa ser bem gerenciado."

Eduardo Guimarães Couto, professor da FAMEV e presidente da evento, esclareceu que o mote central da XIV Reunião é discutir como usar a água de forma eficiente na agricultura, avaliando as novas tecnologias. Destacou a importância do tema em discussão no encontro, lembrando que estudos recentes revelam que, no ano 2025, um terço da população mundial vai ter problemas de água.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.