VOLTAR

Aberto Seminário sobre Povos Indígenas e Ensino Superior

Brasil Norte-Boa Vista-RR
26 de Ago de 2004

O 4o Seminário Povos Indígenas e Ensino Superior Indígena em Roraima foi aberto ontem, no auditório da UFRR em Boa Vista. O coordenador-geral de Educação Escolar Indígena da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) do Ministério da Educação, Kleber Matos, participa do evento, organizado pela Secretaria de Estado de Educação, Universidade Federal de Roraima (UFRR), Núcleo Insikiran de Formação Superior Indígena, Fundação Nacional de Índio (Funai) e organizações indígenas de Roraima, que encerra hoje.

Com o apoio da Secad/MEC, o seminário vai colocar em pauta o Ensino Superior para os povos indígenas, com foco nas realidades e perspectivas dos povos indígenas do estado.
Roraima abriga aproximadamente 45 mil índios das etnias Ingaricô, Macuxi, Patamona, Taurepang, Waimiri-Atroari, Wapixana, Waiwai, Yanomami e Ye'kuana. Cerca de 11 mil índios freqüentam as 281 escolas indígenas do estado, do ensino fundamental ao médio. Após reivindicação dos professores indígenas, foi criado, em 2003, o Curso de Licenciatura Intercultural, de formação superior específica, com base em um convênio firmado entre a Secretaria Estadual de Educação, a UFRR e a Funai.
Hoje, 60 professores indígenas freqüentam o curso do Núcleo Insikiran de Formação Superior Indígena da UFRR, que tem duração de cinco anos e habilitará professores indígenas para atuarem no ensino fundamental e médio. A expectativa é que esse número seja triplicado em 2005

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.