VOLTAR

Aberto primeiro trecho da Trilha Real

IOF/MG - www.iof.mg.gov.br
15 de Nov de 2010

Uma caminhada de cinco quilômetros inaugurou o primeiro trecho da Trilha Real em Itabirito, região Central de Minas. O trecho começa na Ponte da Bacia e vai até a Ponte Ana de Sá, no distrito de Acuruí, e integra os primeiros 38 dos 138 quilômetros do percurso. No seu início, a trilha margeia o Rio das Velhas, atravessa matas de galeria, em altitude próxima a mil metros, e proporciona uma bela vista da Serra do Capanema, divisor de águas das bacias do Doce e São Francisco. O caminho é plano e o viajante pode apreciar uma pequena cachoeira e uma propriedade centenária - a Fazenda dos Fonseca.

Por esse caminho passaram os historiadores Saint Hilaire, que menciona a Fazenda dos Fonseca em sua obra, Richard Burton e o imperador Pedro I, sem contar os tropeiros e desbravadores em busca de ouro, no período colonial.

A secretária de Turismo, Érica Drumond, e o vice-prefeito de Itabirito, Rildo Xavier, lideraram a caminhada inaugural, que contou também com a presença do presidente da Associação do Circuito do Ouro, Ubiraney de Figueiredo Silva. "A Trilha Real é uma forma de materializar a Estrada Real, que é um grande destino turístico internacional. Estes primeiros 38 quilômetros correspondem a um projeto piloto que poderá servir de referência para que a iniciativa privada e os prefeitos possam se apropriar do projeto e ampliar a sinalização em toda a estrada", declarou Érica Drumond.

A iniciativa está inserida no Projeto Estruturador Destinos Estratégicos e tem o objetivo de diversificar a oferta turística no Estado.

De olho na Copa

A Trilha Real, segundo a secretária, poderá ainda ser "um atrativo singular para a Copa de 2014, tendo em vista que as caminhadas de grande percurso são hoje uma tendência mundial".

A região foi escolhida pela proximidade com Belo Horizonte e Ouro Preto, grandes destinos indutores. "As características naturais, relevo, vegetação, marcos geográficos, como os picos do Itacolomi e Itabirito, além do Rio das Velhas, justificaram a escolha do trecho pioneiro", explica o consultor da Impactur, Marcelo Alcântara Prates. A empresa foi responsável pelo diagnóstico e plano de implementação e sensibilização das comunidades. "Os moradores são muito acolhedores e a Trilha Real pode significar melhoria na qualidade de vida dessa população", completa Alcântara.

A Trilha Real é uma oportunidade de reviver os caminhos mineiros por onde passaram bandeirantes, escravos e tropeiros. Além de conhecer os pequenos vilarejos do período colonial brasileiro, o viajante desfrutará de belas paisagens.

A trilha permeia várias áreas de conservação, como o Parque Ecológico de Itabirito e o Parque Estadual do Itacolomi e o recém criado, Parque Estadual Serra do Ouro Branco. Os caminhos vão desde as margens do Rio das Velhas até os campos rupestres emoldurados pela Serra do Espinhaço, Reserva da Biosfera de Minas Gerais.

Estrada autoguiada

Na Trilha Real, o viajante pode percorrer o trecho com segurança e tranqüilidade, podendo fazer o percurso sem o acompanhamento de guia especializado, já que a estrada é autoguiada, com sinalização especial e interpretativa. Os 138 quilômetros são divididos em sete percursos e cortam os municípios de Ouro Preto, Ouro Branco e Itabirito.

A sinalização turística foi elaborada de acordo com os padrões internacionais e trabalhadas a partir de três tipologias de placas: indicativa do caminho, temática (interpretativa) e complementar (informativa), prezando pela segurança do caminhante, orientando o percurso e identificando fatores de risco.

A primeira etapa do projeto consistiu na conceituação da trilha, estudo de mapas, georeferenciamento e banco de imagens de atrativos e equipamentos turísticos locais, como pousadas, hotéis e restaurantes, traçando um mapa da infraestrutura turística da região.

A Prefeitura de Ouro Preto dará seqüência ao projeto, e para isto já assinou convênio com a Secretaria de Turismo. As licitações para a próxima etapa, sinalização turística e intervenções físicas, em mais 46 quilômetros, serão abertas ainda este ano.

http://www.iof.mg.gov.br/index.php?/Geral/Aberto-primeiro-trecho-da-Tri…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.