VOLTAR

Aberto o processo para contratação de empresas para elaboração do Plano de Manejo unificado das APAs Cabreúva, Cajamar e Jundiaí

FFlorestal - www.fflorestal.sp.gov.br
21 de mai de 2010

Está aberto o processo para contratação de empresas para elaboração do Plano de Manejo único para as Áreas de Proteção Ambiental (APAs) Cabreúva, Cajamar e Jundiaí.As empresas interessadas deverão enviar e-mail para José Mateus Figueira (mateus@colinasnet.com.br), engenheiro da Rodovia das Colinas, solicitando o envio do material para participação do processo.O prazo para entrega das propostas pelas empresas é 07 de junho de 2010.

A região das três APAS
O maciço montanhoso do Japi, formado pelas serras do Japí, Guaxinduva, Guaxatuba e Cristais, e os seus recursos hídricos, especialmente das bacias do Ribeirão do Piraí e do Jundiaí-Mirim, são atributos comuns das APAs Cabreúva, Cajamar e Jundiaí, formando um contínuo de área protegidas. Por isso, a abordagem dessas unidades tendeu naturalmente para uma gestão unificada.

O maciço do Japi compreende 354 quilômetros quadrados de área, cujo ponto culminante atinge 1.250 metros de altitude, e foi tombada pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico, órgão subordinado à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo), através da Resolução no. 11, de 8 de março de 1983.

O território das três APAs, tal como hoje delimitadas, compreende 99.835 hectares, dos quais 49.329 ha (43,4%) da APA Jundiaí, 37.197 ha (37,2%) da APA Cabreuva e 13.400 ha (13,4%) da APA Cajamar. As APAs Cabreúva (Cabreúva, e parte de Indaiatuba, Itu, e Salto), Cajamar e Jundiaí (Jundiaí e parcelas dos territórios de Itupeva, Jarinu e Campo Limpo Paulista) estão dentro do perímetro da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde/UNESCO, criada em 1992.

O que é uma APA
Uma Área de Proteção Ambiental (APA) é um tipo de Unidade de Conservação de Uso Sustentável (categoria estabelecida pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação - SNUC) destinada a proteger e conservar a qualidade ambiental e os sistemas naturais existentes em seu território, para a melhoria da qualidade de vida da população local e a proteção dos ecossistemas regionais.

O objetivo primordial de uma APA é a conservação de processos naturais e da biodiversidade, orientando o desenvolvimento, adequando as várias atividades humanas às características ambientais da área.

http://www.fflorestal.sp.gov.br/noticias2.php?id=152

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.