VOLTAR

86 por cento dos brasileiros são contra a entrada de empresas de mineração em terras indígenas, diz Datafolha

G1 - https://g1.globo.com/natureza/noticia
02 de Ago de 2019

86% dos brasileiros são contra a entrada de empresas de mineração em terras indígenas, diz Datafolha
Pesquisa foi encomendada pelo Instituto Socioambiental (ISA) e foi realizada de 4 a 6 junho em todas as regiões do país.

Oitenta e seis porcento dos brasileiros são contra a entrada de empresas de mineração para a exploração de terras indígenas, segundo pesquisa Datafolha publicada nesta sexta-feira (2). Veja a pergunta feita para os entrevistados e o resultado:

As 2.088 entrevistas realizadas pelo Datafolha foram feitas entre 4 e 6 de junho deste ano, em 168 municípios de todas as regiões do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com um nível de confiança é de 95%.

Na segunda-feira (29), o presidente Jair Bolsonaro afirmou que tem a "intenção" de regulamentar o garimpo no país, plano que inclui a liberação da atividade em terras indígenas.

"É intenção minha regulamentar o garimpo, legalizar o garimpo, é intenção minha, inclusive para índio. Tem que ter o direito de explorar o garimpo na tua propriedade. A terra indígena é como se fosse propriedade dele", disse.
'Falha minha', diz Bolsonaro sobre reeditar MP para mudar demarcação de terras indígenas
Segundo Bolsonaro, ONGs e outros países (ele não deu exemplos) são contrários, pois desejam ver os indígenas presos em um "zoológico", como se fosse um "animal pré-histórico".

A encomenda desta pesquisa Datafolha foi feita pela organização não-governamental Instituto Socioambiental (ISA), que defende os direitos das populações tradicionais no Brasil. Em entrevista ao jornal "Folha de S.Paulo", Márcio Santilli, um dos fundadores e ex-presidente da Funai, disse que o resultado mostra que "até os que apoiam o presidente discordam da sua intenção de promover o garimpo e o ingresso de mineradoras estrangeiras".

https://g1.globo.com/natureza/noticia/2019/08/02/86percent-dos-brasilei…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.