VOLTAR

500 anos de resistência

O Bagaço
Autor: Mary Land Brito
14 de jun de 1998

O CEPI - Centro de Estudos dos Povos Indígenas - está promovendo durante a SBPC a "I Semana Brasil Indígena: 500 anos de Resistência" e a I Coletiva de Artes "Pindorama Tá-Angá" - Imagens do Brasil Indígena.
O evento acontece numa oca construída ao lado do Centro de Convivência onde se pode encontrar índios potiguara da Baía da Traição/PB, com seus artesanatos e constumes. A exposição artística é composta de escultores, documentários, fotografias, quadros de artistas da região e artefatos produzidos pelos índios. O Conselho Indigenista Missionário de Brasilia/DF apresenta um conjunto de fotos, denominado "Re-sistência ao Neo-Libera-lismo", que mostra a situação do índio no Brasil de hoje.
Paralelo ao evento artístico acontece uma campanha de assinaturas pela aprovação do novo estatuto indígena, já que o estatuto vigente está defasado e não atende às necessidades dos índios. A proposta é arrecadas 40 mil assinaturas em todo o Brasil. O saldo atual é de 15 mil.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.