VOLTAR

3o ENCONTRO REGIONAL DAS JUVENTUDES RURAIS DO BICO DO PAPAGAIO (TO) ACONTECE DE FORMA VIRTUAL

Campanha Cerrado - https://campanhacerrado.org.br/
13 de Out de 2021

'Juventudes do Campo Cultivando a Vida Agroecológica' é o tema do 3o Encontro Regional das Juventudes Rurais do Bico, coordenado e articulado pelo Grupo de Trabalho (GT) das Juventudes Rurais do Bico do Papagaio, no Tocantins. O evento começa na quarta-feira (13) e segue até sábado (16), considerado o Dia Mundial da Soberania Alimentar.

As juventudes se prepararam durante três meses e articularam jovens de cerca de oito comunidades camponesas da região tocantinense, além dos estudantes da Escola Família Agrícola Padre Josimo (EFABIP). Juntos, vão realizar ações de forma virtual devido à pandemia do coronavírus. A programação conta com oficinas temáticas gravadas pelas juventudes das comunidades que mostram atividades do seu cotidiano em suas práticas agroecológicas.

As temáticas das oficinas abrangem as seguintes áreas: Identidade e cultura, Agroecologia e Comunicação. Cada coletivo de juventudes, distribuídas em oito comunidades da região do Bico, planejaram e organizaram ações para o 'dia D', que será o dia 16 (sábado), Dia Mundial da Soberania Alimentar.

"O evento dá o caráter de ação articulada das juventudes rurais do Bico do Papagaio. As imagens são registros captados pela própria juventude. Edição dos vídeos serão realizadas pelos participantes dos Jovens em ComunicAÇÃO. Serão vídeos de até 4 minutos, com divulgação no instagram do GT e da APA-TO, no facebook e no site da APA-TO", afirma um dos jovens coordenadores da ação e membro do GT, Aldimar de Sousa, conhecido como Dimas.

O objetivo do evento é promover a motivação de processos organizativos de coletivos locais de jovens nas comunidades rurais, de modo a potencializar as ações de resistência e a luta articulada das juventudes do campo do Bico do Papagaio, assim como o fortalecimento do GT. O Encontro também objetiva valorizar e dar visibilidade às ações desenvolvidas pelas juventudes rurais, mostrando a sua forma de vida agroecológica, utilizando a comunicação popular.

Além das oficinas temáticas em forma de vídeo e o 'dia D', as juventudes vão realizar uma Live que vai ocorrer na plataforma zoom no dia 15 (sexta), a partir das 19h, com a seguinte pergunta: 'Qual a importância da agroecologia para o campo e para a cidade?', com possibilidade dos/das telespectadores/as interagirem por meio de perguntas e comentários com as juventudes que coordenam e articulam o evento.

O evento é apoiado pela CESE, que atua na promoção, defesa e garantia de direitos no Brasil, e pela MISEREOR. Realização do GT das Juventudes Rurais do Bico e da ONG Alternativas para Pequena Agricultura no Tocantins (APA-TO), em parceria com a Rede Bico Agroecológico.

Fonte: https://campanhacerrado.org.br/noticias/328-3-encontro-regional-das-juv…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.