VOLTAR

A 34ª Assembléia dos Povos Indígenas começa amanhã

Brasil Norte-Boa Vista-RR
11 de Fev de 2005

O Conselho Indígena de Roraima (CIR) inicia amanhã a 34ª Assembléia Anual dos Povos Indígenas, cujo tem será "Makunaima: vivo até o último índio". O encontro acontece na comunidade de Maturuca (Terra Indígena Raposa/Serra do Sol). As discussões vão até o dia 15.
Mais de mil participantes entre tuxauas, professores, conselheiros regionais, pajés, agentes de saúde e convidados, estarão reunidos na 34ª Assembléia dos Povos Indígenas de Roraima.
Para este ano, o tema do evento resgata a importância de Makunaima, o herói mítico para todos os povos da região circum-Roraima e a sua relação com a terra-mãe, fundamental para vida, cultura e tradição indígenas.
Os convites também foram estendidos para os Ministérios do Meio Ambiente, Educação, Saúde, Reforma Agrária, Cultura, Pesca, Direitos Humanos, Justiça e Defesa que deverão enviar representantes. Lideres sindicais, populares e religiosos já confirmaram presença. Os debates da Assembléia estarão entorno da homologação da Raposa/Serra do Sol, meio ambiente, saúde, educação e desenvolvimento sustentável.
Lançamento de CD
Durante a realização do evento, seis grupos indígenas de comunidades da Raposa/Serra do Sol, lançarão em parceria com a Oficina Tobagulê, o Cd "Caxiri na Cuia - o Forró da Maloca", com músicas que retratam a vida nas aldeias e a luta contínua pela homologação da área, considerada a mais polêmica do Brasil.(Brasil Norte, 11.02.05)
Assembléia decide nome de coordenador do CIR
A 34ª Assembléia dos Povos Indígenas de Roraima encerra no dia 15 com a posse do coordenador e vice-coordenador geral do CIR e da secretária do Movimento de Mulheres.
Concorrem para a coordenação, os macuxis Marinaldo Justino Trajano, Dionito José de Souza e Jairo Pereira da Silva, e o Wai Wai, Valdeci Noro. Para a secretaria de Mulheres as candidatas são: Lavina Salomão, Dalva Gregório e Luciana Pinto, todas da etnia macuxi.
A votação vem sendo realizada desde o início de janeiro em todas as comunidades coordenadas pelo CIR, com participação dos maiores de 16 anos. O candidato mais votado assume o cargo de coordenador e o segundo colocado, o de vice. A mulher mais votada será efetivada na secretaria.
O atual coordenador Jacir José de Souza e o vice, Noberto Cruz, entregaram o cargo após quatro à frente da organização. Eles assumiram juntos em 2001 e foram reeleitos em 2003.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.