VOLTAR

33 anos de luta dos povos indígenas em imagens

Horizonte Geográfico - horizontegeografico.com.br
02 de Abr de 2014

33 anos de luta dos povos indígenas em imagens
Exposição fotográfica revela trajetória de mobilizações no Brasil

Sucena Shkrada Resk

Uma imersão em 33 anos de lutas indígenas por meio de registros fotográficos. Esse é o roteiro da Exposição Povos Indígenas no Brasil 1980/2013 - Retrospectiva em imagens da luta dos Povos Indígenas no Brasil por seus direitos coletivos, em cartaz, na Arena de Eventos do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, até o dia 22 de abril. São 43 fotos produzidas por 33 fotógrafos, que permeiam momentos históricos importantes, neste período. A mostra comemora ao mesmo tempo os 30 anos de apoio da Embaixada da Noruega aos povos indígenas no Brasil, os 25 anos da Constituição de 1988 e os 20 anos do Instituto Socioambiental (ISA). De forma itinerante, a iniciativa começou em Brasília, em novembro passado.

"A exposição abrange um período histórico recente, de 1980 a 2013, no qual os povos indígenas saíram da invisibilidade, protagonizando a luta pelo reconhecimento de seus direitos, a partir da instalação da Assembleia Constituinte (1986-1988). Em 1934, um diplomata brasileiro celebrizou uma frase, ao afirmar categoricamente ao antropólogo Claude Lévi-Strauss, que os índios estavam extintos no Brasil. Hoje, 80 anos depois, são 240 etnias que falam mais de 150 línguas", diz o antropólogo Beto Ricardo, curador da mostra.

Entre as imagens registradas, está a do índio Paturi, cineasta do povo Panará, gravando o ritual do cacique Akã, que protagoniza o vídeo O amendoim da cutia, na terra do seu povo, que fica no Pará. A iniciativa ocorreu em 2007 e integra o Projeto Vídeo nas Aldeias, que representa iniciativas de empoderamento dos índios, de fazer seus próprios registros de suas culturas e tradições.
foto: Vicent Carelli/Vídeo nas Aldeias
Paturi, cineasta do povo Panará, grava o cacique Akã, em novembro de 2007 - Foto: Vicent Carelli/Vídeo nas Aldeias

Segundo o antropólogo, a grande conquista dos povos indígenas foi o capítulo dos direitos indígenas incorporado à constituição de 1988. "Recordar esse processo nesse momento é fundamental porque são várias as ameaças representadas por projetos de lei e de emenda constitucional (PEC) tramitando hoje no Congresso Nacional, caso da PEC 215, do Projeto de Lei Complementar (PLP) 257 e outros".

Serviços:
Exposição: Povos Indígenas no Brasil 1980/2013 - Retrospectiva em imagens da luta dos Povos Indígenas no Brasil por seus direitos coletivos.
Período: até 22 de abril.
Local: Arena de Eventos do Parque do Ibirapuera (avenida Pedro Álvares Cabral, s/n, São Paulo).

Horizonte Geográfico, 02/04/2014

http://horizontegeografico.com.br/exibirMateria/2072/33-anos-de-luta-do…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.