VOLTAR

2015 e 2016 terão recorde de temperatura

O Globo, Sociedade, p. 25
15 de Set de 2015

2015 e 2016 terão recorde de temperatura
Serviço britânico de meteorologia alerta sobre os anos mais quentes da História
Aquecimento provocado pela ação humana ganha força com o El Niño

SÉRGIO MATSUURA
sergio.matsuura@oglobo.com.br

Relatório divulgado ontem pelo Met Office, o serviço britânico de meteorologia, aponta que, se a tendência atual for mantida, 2015 e 2016 serão os anos mais quentes desde o início dos registros, por volta de 1850. Observações sugerem mudanças em andamento nos padrões naturais importantes para o clima global, que se somam ao aquecimento causado pela ação humana para elevar a temperatura média da superfície do planeta a níveis recorde.
- Nós sabemos que padrões naturais contribuem para a temperatura, mas o fato de elas estarem tão altas este ano indicam o impacto contínuo do aumento dos gases- estufa - explicou Stephen Belcher, diretor do Hadley Centre, o centro de investigação climática do Met Office. - Com o potencial de o próximo ano ser igualmente quente, está claro que o nosso clima continua a mudar.
Segundo dados medidos pelo instituto britânico, a temperatura da superfície do planeta está 0,38 grau Celsius acima da média entre 1981 e 2010, e 0,68 grau Celsius acima da média entre 1961 e 1990. As observações são consistentes com mudanças climáticas passadas e o surgimento do El Niño, que já provoca alteração na temperatura. Os pesquisadores também destacam a influência da Oscilação Decadal do Pacífico ( ciclo de longo prazo das temperaturas do Pacífico), que estava negativa, mas mostra sinais de aquecimento; e da Oscilação Multidecadal do Atlântico ( ciclo de longo prazo das temperaturas do Atlântico Norte), que parece estar resfriando.
Para os cientistas, as temperaturas recorde a serem alcançadas no triênio 2014- 2016 podem indicar o fim do chamado "hiato" no aquecimento global, marcado pela desaceleração no ritmo do aumento das temperaturas entre 1998 e 2012. Se as previsões do serviço britânico se realizarem, a tendência de aumento da temperatura média vai alcançar o patamar de 0,2 grau Celsius por década em 2016, o mesmo ritmo do final do século passado.
- Apesar de não podermos dizer com certeza que a desaceleração no aquecimento global está encerrada, as temperaturas globais estão aumentando novamente - disse Adam Scaife, pesquisador do Met Office.
A climatologista Suzana Kahn, vice- presidente do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas, explica que o chamado "hiato" no aquecimento foi provocado pela transferência de calor da atmosfera para os oceanos. Sobre os recordes de temperatura, ela afirma que não são a preocupação principal.
- O El Niño passa, pode voltar com menos intensidade - disse Suzana. - O que preocupa é o aquecimento médio provocado pela atividade humana. Existe um fato: o planeta nunca teve concentração tão grande de gases- estufa na atmosfera - explica.

O Globo, 15/09/2015, Sociedade, p. 25

http://oglobo.globo.com/sociedade/sustentabilidade/proximos-dois-anos-s…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.