VOLTAR

2010 será o ano mais quente

O Globo, Ciência, p. 36
12 de Dez de 2009

2010 será o ano mais quente
Instituto britânico prevê a maior temperatura global já registrada

Esqueça o casaco no armário.
Segundo o serviço de meteorologia do governo britânico (Met Office), 2010 será o ano mais quente do planeta desde o início dos registros, em 1854. O anúncio, feito anteontem na COP-15, garante que os próximos 12 meses vão desbancar 1998, ano mais tórrido desde o início da previsão do tempo no Reino Unido.

A estimativa dos meteorologistas é que a temperatura média global será 0,58 grau Celsius maior no ano que vem, em relação àquela registrada entre 1961 e 1990 - nesse período, os termômetros da Terra indicaram, em média, 14 graus. Em 1998, o aumento em relação a este índice foi de 0,52 grau.

De acordo com o instituto britânico, é provável uma nova quebra de recorde por causa da combinação entre o aquecimento global e a volta do El Niño, que aquece as águas do Oceano Pacífico.

Foi em parte por causa desse fenômeno climático que 1998 alçou-se ao posto de ano mais quente da História.

Pacífico deve se aquecer acima da média
Para os climatologistas, mesmo que o El Niño tenha, no ano que vem, uma edição mais branda, 2010 tem plenas condições de bater o recorde histórico. A expectativa é que as águas do Pacífico mantenham-se aquecidas acima da média não só durante o verão, como também em parte do outono.

O que poderia resfriar 2010 seria um El Niño mais curto do que o esperado, ou, ainda, uma erupção vulcânica, aos moldes da que ocorreu no Monte Pinatubo, nas Filipinas, em 1991. Na ocasião, uma imensa nuvem de poeira atingiu a estratosfera e filtrou a chegada de raios solares ao planeta, reduzindo a temperatura média global nos anos seguintes.

A expectativa, porém, é grande em relação ao calor em 2010. As chances de que o ano que vem seja mais quente do que 2009 são de 90%. Não é pouco, considerando que este ano deve terminar como o quinto entre os mais quentes, com 0,44 grau acima da média de 1961 a 1990. E 2009 cumpriu exatamente o que fora previsto pela meteorologia britânica no ano passado.

No início da semana, Michael Jarraud, secretário-geral da Organização Meteorológica Mundial, afirmou que o planeta ainda passa por uma "tendência de aquecimento".

O Globo, 12/12/2009, Ciência, p. 36

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.