VOLTAR

100 m³ de madeira apreendida são doados a hospital de São Domingos do Sul/RS

Ibama - http://www.ibama.gov.br
Autor: Badaró Ferrari
19 de Jul de 2011

A Gerência Executiva do Ibama em Sinop/MT procedeu à doação de 100 m³ de madeira (três carretas) à prefeitura de São Domingos do Sul, município localizado na serra gaúcha. A madeira será utilizada na reforma e ampliação do hospital municipal.

Segundo o prefeito, Edílio Capoani, a madeira recebida representa pelo menos 20% do custo da obra, que atenderá cerca de 20 mil pessoas de São Domingos do Sul e municípios do entorno. "O valor social dessa madeira é inestimável, pois vai atender muitas pessoas necessitadas", avalia.

A Legislação federal tornou menos burocráticos os procedimentos para dação de madeira irregular. Verificados os critérios, o próprio agente ambiental federal pode proceder à doação, o que agiliza os procedimentos administrativos, fazendo com que a punição da ilegalidade seja mais rápida.

De acordo com o gerente do Ibama em Sinop, Evandro Carlos Selva, hoje, com a doação, é possível se dar um destino nobre para a madeira extraída ou transportada ilegalmente, como é o caso dessa madeira que está sendo doada à prefeitura de São Domingos do Sul.

"Para nós, o confronto com a ilegalidade é diário. Sempre, encontramos carga de madeira com Guia de Transporte alterada, falsificada, ou mesmo sem a guia. São recorrentes empresas que apresentam estoques fraudulentos, contendo mais madeira do que declaram. Portanto, fazemos apreensões quase todos os dias, e a doação sumária veio proporcionar não só qualidade e agilidade ao trabalho que prestamos mas também um ganho ambiental", ponderou.

Várias prefeituras do Mato Grosso já solicitaram doação de madeira. Entre elas, estão as de Marcelândia, Nova Ubiratã, Cláudia, União do Sul, Santa Carmen, Alta Floresta. A prefeitura de Sinop, por exemplo, apresentou vários projetos para escolas, pontos de ônibus, além de construção de quiosques. Outro exemplo importante de doação pelo Ibama é a madeira utilizada, em quase toda a obra, na sede da Embrapa de Sinop.

A operação Guardiões da Amazônia, até o momento do fechamento desta matéria, já havia apreendido mais de 977 m³ de madeira serrada e 7.784 m³ de madeira em toras.

http://www.ibama.gov.br/archives/16362

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.