VOLTAR

Vem do Xingu: os produtos da Rede de Cantinas da Terra do Meio (PA)

Autor: Instituto Socioambiental - ISA

Beiradeiros, indígenas e agricultores familiares da região da Terra do Meio (PA) são protagonistas da produção de uma cesta de mais de 10 produtos. Borracha, castanha, óleos, farinhas e sementes florestais que encontraram parceiros compradores que, por sua vez, prezam pela sensibilidade, pela transparência, pela garantia de origem e pela qualidade.

São produtos com a marca Vem do Xingu, comercializados por meio da Rede de Cantinas da Terra do Meio. As cantinas são coletivos de beiradeiros, indígenas e pequenos agricultores organizados para a produção e comercialização de produtos dos povos da floresta.

Esses coletivos gerenciam capital de giro próprio que viabiliza essa produção e comercialização de forma transparente e autônoma, avalizada pela iniciativa Origens Brasil®.

Eles estão espalhados em toda a região da Terra do Meio e baixo Xingu. As miniusinas multiprodutos, instaladas dentro das comunidades, agregam mais valor à produção dos povos da floresta e aliam conhecimento tradicional a inovações tecnológicas.

Ficha técnica:

Instituto Socioambiental, Associação da Aldeia Xipaya Tukaya (AITEX), Associação Indígena Xipaya Pyjahyry (AIPHX), Associação de Moradores do Riozinho do Anfrísio (AMORA), Associação de Moradores do Rio Iriri (AMORERI), Associação de Moradores do Rio Xingu (AMOMEX), Associação Agroextrativista Sementes da Floresta (AASFLOR), Associação de Moradores e Extrativistas do Rio Iriri e Maribel (AERIM), Associação Instituto Bepotire Xikrin (IBKRIN), Associação Bebô Xikrin do Bacajá (ABEX)
Parceiros: Mercur, Firmenich, Wickbold, Atina, Purorgânico, Lush
Vídeo: Isadora Brant
Imagens: Isadora Brant e Fábio Nascimento
Animação gráfica: Datadot Estúdio
Apoio: União Europeia, Gordon and Betty Moore Foundation, Rainforest Foundation Norway