VOLTAR

ZILDA ARNS INCENTIVA PASTORAL DA CRIANÇA EM ALDEIAS

CIR-Boa Vista-RR
18 de Jul de 2003

O encerramento do I Encontro Estadual de Parteiras Tradicionais Indígena (18/07) teve a participação especial da fundadora e coordenadora nacional da Pastoral da Criança, doutora Zilda Arns. Ela visita Roraima pela primeira vez . Veio para conhecer os trabalhos realizados pela pastoral no estado, incentivar a implantação da Pastoral da Criança nas Aldeias e conhecer de perto a realidade da saúde indígena.

O encontro entre Zilda e as parteiras durou apenas horas. As participantes aproveitaram para contarem um pouco de suas lutas e vitórias enfrentadas nas aldeias. Solicitaram da médica, para que ela seja a ponte de mediação no reconhecimento e valorização dos seus trabalhos pelo Sistema Único de Saúde (Sus).

Zilda disse que estava muito contente em conhecer os indígenas de Roraima. Aproveitou para contar como veio ao mundo " nasci nas mãos de uma parteira, por isso, tenho carinho especial pelas parteiras", revelou Zilda. Explicou ainda como vem sendo realizada a pastoral da criança no Brasil e em outros países e incentivou para que as aldeias adotem a pastoral. " Precisamos combater a mortalidade infantil e o melhor caminho é cuidarmos de nossas crianças desde a barriga das mamães", argumentou.

A médica permanecerá quatro dias em Roraima. Uma agenda cheia de compromissos com lideranças populares, religiosas, padres, bispo da Diocese e agentes de saúde. Na manhã do dia 21/07, na aldeia Malacacheta, está marcada uma reunião entre Zilda e os responsáveis pela saúde indígena.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.