VOLTAR

Zeca do PT acusa Funai por invasões de índios em MS

Estado de S. Paulo-São Paulo-SP
16 de Abr de 2001

O governador de Mato Grosso do Sul, José Orcírio Miranda dos Santos, o Zeca do PT, acusou nesta quinta-feira a representação da Fundação Nacional do Índio (Funai) no Estado de fazer "jogo por baixo, sujo" e incentivar as invasões promovidas pelos índios caiovás-guaranis na região de Japorã, extremo sul de Mato Grosso do Sul. Em entrevista à Rádio Eldorado, sem citar nomes, Zeca do PT acusou o administrador da Funai de ser omisso e permitir atividades irregulares de funcionários dos postos da região que têm aumentado o conflito.

"Temos informações concretas do serviço reservado (da polícia) que terça-feira uma viatura da Funai estava transportando outros índios terenas do outro Mato Grosso (MT) para aumentar o contingente de conflito aqui em Mato Grosso do Sul. Existem informações de que funcionários da Funai, articulados com ONGs - que estamos tentando levantar quais são - estão trabalhando no sentido de cada vez mais trazer os índios guaranis do Paraguai, atravessar a fronteira para engrossar esse conflito, algo em torno de 600 a 1.000 índios", disse o governador.

O administrador da Funai em Mato Grosso do Sul é Márcio Justino. Zeca do PT relatou as denúncias ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, em reunião em Brasília, na quarta-feira. Após o encontro, Lula determinou que o presidente da Funai, Mércio Gomes, vá à região de conflito hoje e tente garantir a desocupação das fazendas invadidas. Anteontem, o juiz federal Odilon Oliveira determinou a reintegração de posse e deu prazo de três dias para que ela fosse cumprida

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.