VOLTAR

Yawanawás trabalham em projeto de criação de jacarés

Gazeta do Acre-Rio Branco-AC
03 de Mar de 2004

Os índios Yawanawás, das terras do Rio Gregório, em Tarauacá, serão os primeiros indígenas a manter uma criação de jacarés, entre outros animais silvestres, como queixada, capivaras e jabutis. Na manhã de ontem representantes da etnia se reuniram com técnicos do Ibama, Imac e Seater para discutirem a elaboração e implantação do projeto.

Segundo Silvana Lessa, técnica do Ibama que passou duas semanas na aldeia dos Yawanawás, esta foi a primeira vez que o órgão entrou em terras desta etnia. "Nós daremos suporte ao projeto - que será uma criação com monitoramento natural, junto com o Imac e Seater, e faremos vistorias. A iniciativa de criar animais silvestres foi uma idéia que partiu deles, diante do declínio de determinadas espécies nas terras indígenas", comentou.

O projeto tem o objetivo de preservar as espécies da fauna acreana e manter a alimentação dos índios. "Criação de capivaras e queixadas, por exemplo, não é mais novidade na região, mas jacarés é a primeira vez que serão criados em criadouros", destaca a técnica.

Segundo Silvana, a importância da criação está na garantia da alimentação e conservação da fauna. Em algumas terras indígenas, determinadas espécies estão com uma população muito reduzida, em função da caça para alimentação indígena e da ação predatória do branco.

"É o caso do jacaré para os Kampas, que têm uma população elevada de jacarés, pois a carne não faz parte da cultura deles, ao contrário dos Yawanawás, que se alimentam do animal", explica a técnica. (T.C.)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.