VOLTAR

Yawanawa realiza mais um Encontro de Cultura

A Tribuna-Rio Branco-AC
03 de Jul de 2003

Localizada a 260 quilômetros do município de Tarauacá, a aldeia Nova Esperança, dos índios Yawanawa, do rio Gregório, festeja desde terça-feira o Segundo Encontro de Cultura do seu povo. O evento se encerra na próxima segunda.

Os 530 habitantes da comunidade resolveram, depois de uma festa para gravação de um vídeo no ano passado, organizar um calendário cultural. "O festival foi criado também com a finalidade de resgatar a cultura mais antiga de nossa etnia, mostrando esse trabalho à sociedade não-índia", disse.

Do festival só participa quem recebe convite dos Yawanawa. O convidado de honra deste ano é o governador Jorge Viana, que na sexta-feira, 4, visita a aldeia pela primeira vez. Viana vai ficar no encontro até o domingo.

Os secretários de Comunicação, Aníbal Diniz, e o dos Povos Indígenas, Francisco Pianko, acompanham o governador na viagem. A comunidade prepara uma recepção especial para a chegada de Viana, com danças, bebidas e comidas típicas da comunidade indígena Yawanawa.

O único problema da viagem é o acesso à aldeia. Com as fortes chuvas que têm caído em Tarauacá, os convidados caminham 30 quilômetros até o rio Gregório, onde enfrentam mais 12 horas de viagem até a comunidade.

A outra opção é fretar um monomotor até a Aldeia Sete Estrelas. Dali há mais quatro horas de barco até o local da festa.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.