VOLTAR

Yanomamis: A luta pelo direito à vida

Jornal da Tarde - São Paulo, SP
30 de Jul de 1980

O Diário Oficial da União publicou a liberação de dois alvarás para pesquisa mineral em Roraima. Ambos os locais são na Serra couto Magalhães que se insere em território Yanomami reconhecido pela Funai. a área de prospecção dista entre 10 á 30 km de grandes concentrações populacionais deste povo. Para antropólogos a intrusão destas mineradoras representa um desastre. a Funai tambem não se manifestou contra.
Segundo Claudia Andujár, a estratégia do governo têm sido permitir a invasão lenta e continua de agricultores mineradores etc.. o que depois resulta em graves conflitos e demora mais ainda o processo de demarcação da Terra indígena.
Ainda há um pequeno box falando da oncocercose nos Yanomami, doença causada por um parasita que em quadros avançados pode levar a cegueira.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.