VOLTAR

Yanomami do Amazonas terão curso de formação para professores

CCPY-Comissão Pró-Yanomami-Boa Vista-RR
25 de Mai de 2005

As reivindicações dos Yanomami da região do Rio Cauaburis e Afluentes pela criação de um curso de formação de professores indígenas foram objeto de uma reunião específica organizada em Maturacá e iniciada em 18 de maio último.

A comissão encarregada de analisar o assunto foi formada por Armindo Góes Melo, Presidente da Associação Yanomami do Rio Cauaburis e Afluentes (AYRCA), representantes da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN) e professores yanomami, contando também com a participação dos professores Ivanir Faria, Departamento de Geografia, e Raimundo Nonato, Departamento de Ciências Sociais, da Universidade Federal do Amazonas; de Gilvan Muller do Instituto de Política Lingüística (IPOL) e de Francisca Brasão, Coordenadora da Região do Alto Rio Negro da Secretária de Educação do Amazonas.

O grupo discutiu as demandas e objetivos dos Yanomami para elaborar o programa do curso a ser implementado para a formação de professores indígenas do ensino fundamental.

A exigência da criação do curso foi expressa durante assembléia da AYRCA realizada em 25 de janeiro e encaminhada pela entidade à Secretária de Educação do Estado do Amazonas. A abertura do curso está prevista para setembro deste ano, com duração de três anos e meio.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.