VOLTAR

Yanomami denunciam a falta de medicamentos

Cimi - www.cimi.org.br
20 de Jun de 2008

Carta Denúncia no. 03/2008.

Boa Vista/RR, 20 de Junho de 2008.

Prezados (a) Senhores (a)

Procurador do Ministério Público Federal - MPF/RR

A/C: Ludmila Portolleto Monteiro

Nós Yanomami estamos escrevendo este documento para vocês autoridades, a respeito da falta de medicamentos na CASAI - Casa de Saúde do Índio em Boa Vista/RR.

A Fundação Nacional de Saúde esta novamente nos deixando revoltados, nós Yanomami queremos Saúde com qualidade.

A CASA DE SAÚDE DO ÍNDIO não tem mais remédios para nos curar, nós Yanomami também se preocupamos quando não tem remédios, como os funcionários da Casa de Saúde do Índio vão trabalhar? Porem vocês autoridades devem tomar suas providências, entendam a Saúde Indígena Yanomami, por que os nossos filhos estão sendo removidos para Casai se não tem remédios? Como ficam nossos filhos? Por isso nós Yanomami precisamos urgente do apoio das autoridades, para os funcionários na Casa de Saúde do Índio, é Importante ter os medicamentos, nós somos iguais a vocês, vocês braços não podem tomar os remédios atrasado, nós Yanomami também.

Porque nós Yanomami estamos divulgando mais uma vez o desrespeito da própria Fundação Nacional de Saúde - FUNASA. Durante reuniões do Conselho Distrital Yanomami que discutimos muitas vezes nossos problemas de Saúde, não estão melhorando nada, cada vez mais piorando.

Nossas palavras que nós estamos escrevendo são tudo verdade, nós não estamos mentindo, nós estamos falando uma verdade sobre o que está acontecendo, vocês autoridade precisam fazer alguma coisa para ajudar a melhorar a saúde Yanomami, como diminuir a mortalidade dentro da Terra Indígena Yanomami.

Nós somos Yanomami estamos vendo a situação da Saúde Yanomami nas nossas comunidades, na Terra Yanomami não tem os remédios também mesmos situação está acontecendo.

Por isso nós Yanomami solicitamos providencias.

Anexo: Cópia de uma matéria no Jornal Folha de Boa Vista, dia 18/06/2008, página Cidade, denunciando a situação da falta de remédios, site:

http://www.folhabv.com.br/noticia.php?pageNum_editorias=1&editoria=cida…

E no site da CCPY - Comissão Pro-Yanomami.

http://www.proyanomami.org.br/v0904/index.asp?pag=noticia&id=4695#

Também em anexo a relação de medicamentos que estão em falta na CASAI.

Atenciosamente,

Dário Vitório Xiriana

Tesoureiro da HAY

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.