VOLTAR

Xingu debate impacto de usina hidrelétrica

O Liberal - www.oliberal.con.br
07 de Nov de 2008

Movimento promove seminário com a comunidade para discutir o assunto

Índios, agricultores, ribeirinhos, pesquisadores e Organizações Não-Governamentais (ONGs) irão discutir, a partir de hoje, os prováveis impactos que a usina hidrelétrica de Belo Monte poderá causar em Volta Grande do Xingu. O encontro, que tem a coordenação do movimento 'Xingu Vivo para Sempre', acontecerá nos dias 6, 7 e 8 deste mês, na Comunidade Ressaca; no dia 9, na vicinal 27 Sul; e no dia 10 será realizado um seminário em Altamira para estudantes e representantes da região.

Antônia Melo da Silva, uma das coordenadoras do Movimento Xingu Vivo Para Sempre, diz que esta será a primeira vez que as comunidades de Volta Grande terão direito a discutir os impactos socioambientais e suas conseqüências com profissionais independentes que entendem do assunto. Cientistas e pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA), do Instituto de Energia e Eletrotécnica da Universidade de São Paulo e do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa) estarão presentes no encontro. A região de Volta Grande do Xingu, localizada entre os municípios de Vitória do Xingu, Senador José Porfírio, Altamira e Anapu, além de possuir centenas de sítios arqueológicos, é uma das áreas de maior biodiversidade do planeta.

Em maio de deste ano, liderados por Kupatô Kayapó, 30 caciques Kayapo e lideranças sociais da região saíram do interior das florestas do Xingu e se aliaram a outros povos indígenas para declarar guerra aos interesses do governo, que novamente ameaça com a construção da Usina de Belo Monte. Em fevereiro de 1989, mais de três mil participantes, dos quais 650 índios, estiveram presentes no I Encontro dos Povos Indígenas do Xingu, em Altamira. Liderados por Paulinho Payakan e Tuirá Kayapo, eles mostraram a importância da biodiversidade e sociodiversidade existente no Rio Xingu.

O governo federal, apoiado por empresas privadas ligadas ao setor eletro-intensivo das indústrias de alumínio, pretende construir com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) uma hidrelétrica em Volta Grande do Xingu. Segundo as Centrais Elétricas do Norte do Brasil (Eletronorte), a usina irá alargar uma área de aproximadamente 510 km quadrados entre rios, floresta e locais de grande fertilidade para a agricultura. Até o momento, o valor anunciado para construção é de de 7 bilhões de reais. Os números de geração de energia apresentados pelo governo vem sendo questionados por estudiosos do assunto, assim como os valores de construção da obra.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.