VOLTAR

Xetás terão área delimitada

Gazeta do Povo - Curitiba - PR
Autor: Clarissa Lima
07 de Dez de 2000

O presidente da Funai, Glênio da Costa Alvarez, e o governador Jaime Lerner assinaram ontem em Curitiba documento que prevê a delimitação da reserva indígena dos Xetá. A área a ser escolhida deve estar situada na Serra dos Dourados, em Umuarama, no Noroeste do estado, local em que viviam os índios quando foram encontrados pela primeira vez, em 1952.

Pedro Segseg, presidente do Conselho Indígena de Guarapuava, conta que os cerca de 50 índios xetá descendentes dos sobreviventes desta tribo vivem espalhados por outras reservas guaranis e caigangues, na região de Guarapuava. Ele acredita que uma reserva própria pode trazer a possibilidade do povo xetá resgatar partes de sua cultura, como a língua – em processo de extinção e falada apenas por três pessoas.

Edívio Battistelli, assessor para assuntos indígenas do governo estadual, diz que o Paraná vive um momento histórico com a demarcação das terras dos xetá. "Pagamos uma dívida de meio século com este povo", comentou durante cerimônia realizada no Palácio Iguaçu. Para ele, a delimitação da reserva é o mais importante ato do governo aos índios neste final de milênio. Battistelli conta que os xetá foram dizimados para que suas terras fossem usadas no plantio de café. "Eles fugiram por vários anos, refugiando-se em áreas de floresta tropical, em locais de difícil acesso", conta.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.