VOLTAR

Xavantes fecham acordo com proprietários de fazenda dentro de reserva indígena

Radiobrás-Brasília-DF
Autor: Juliana Cézar Nunes
13 de Ago de 2004

Os índios xavantes marãwatsede permitiram, nesta sexta-feira, que os proprietários da fazenda Karú, no Mato Grosso, retirassem máquinas e cerca de 3 mil cabeças de gado das terras localizadas em reserva indígena. Como forma de ressarcimento pela retirada de árvores, os índios ficaram com 17 cabeças de gado. Em breve, a tribo pretende iniciar a criação de gado.

Com 14 mil hectares, a fazenda Karú está em território indígena e foi ocupada na última terça-feira pelos xavantes. Nesse mesmo dia, o Supremo Tribunal Federal (STF) cassou, por unanimidade, a liminar que garantia a permanência de fazendeiros na maior parte da reserva.

O gerente da fazenda Karú, Edmar Mateus, disse que os proprietários da fazenda querem cumprir a lei. "Além de doar o gado, fizemos um acordo que prevê o empréstimo do nosso maquinário na época da colheita", contou Mateus, que conseguiu um prazo de seis dias para a retirada do gado e do maquinário.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.