VOLTAR

Xavantes abrem semana do índio em Cuiabá

Midianews-Cuiabá-MT
15 de Abr de 2002

No primeiro aniversário do intercâmbio cultural aldeia/cidade da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Cuiabá as comemorações acontecem durante seis dias. São atividades que começam nesta segunda-feira e envolvem 40 índios Xavante - são 20 crianças e 20 adultos e 500 estudantes da rede municipal da Capital. No ano passado foram realizados quatro intercâmbios indígenas.

Os indígenas conhecerão a piscina do Balneário Dr. Meirelles e o teatro da UFMT e, ao invés de assistirem a uma peça teatral, eles serão os atores. Os indígenas se apresentarão em cinco escolas municipais e participam de um torneio de futebol no estádio Verdão.

Serão seis dias de intensas atividades em uma homenagem digna dos povos indígenas à Cuiabá. Durante os dias 15 e 20 de abril é comemorada a Semana Nacional dos Povos Indígenas.

Segundo a coordenadora do intercâmbio, a assessora pedagógica, Luzia de Lurdes Severo Lins, serão 11 atividades durante a semana.

Hoje, os indígenas se deslocaram até o balneário Dr. Meireles. Ao meio-dia, os Xavante estarão na Escola Rural Benedita Xavier (na Guia) apresentando danças, cantos e pinturas.

Haverá uma exposição pedagógica dos trabalhos apresentados pelas 20 escolas municipais que participam do intercâmbio.

Na terça-feira às 15 horas, o intercâmbio estará no teatro da UFMT onde os indígenas apresentam suas danças. Em seguida, será a vez do grupo de capoeira Abadá dos professores Sílvio Menezes, o Anjinho, e Adilson da Silva, o Tuiuiú. "Será um encontro de duas culturas: a negra e a indígena", observa Luzia de Lurdes.

Na quinta-feira, às 16 horas, os Xavante marcarão presença na praça Clóvis Cardozo onde apresentam suas expressões culturais. Na praça, onde está localizada a biblioteca Saber com Sabor, haverá atividades o dia todo referente ao dia internacional do livro.

Para a coordenadora do intercâmbio, o primeiro ano foi positivo. Ela avaliou que as informações repassadas pela mídia e pelos livros didáticos confrontam-se com a realidade vivenciada pelos nossos alunos e professores nas visitas às aldeias.

"Os nossos alunos (da rede municipal de ensino) tornam-se verdadeiros agentes multiplicadores socializando este aprendizado prático informal e prazeiroso. Tudo o que eles aprenderam foram repassados para os colegas, vizinhos e familiares", observou Luzia de Lurdes.

Na sexta-feira (19 de abril) no dia do índio, o Estádio Verdão será palco de um torneio de futebol envolvendo três times mirins - xavante, bom de bola, bom de escola e colégio expressão e quatro adultos - xavante, SME, master (veteranos) e o time da Imprensa.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.