VOLTAR

Waldez participa do Fome Zero e que rediscutir Tumucumaque

Folha do Amapá-Macapá-AP
20 de Jan de 2003

O governador amapaense desembarca na manhã desta quinta-feira em Brasília. Para acompanhá-lo, convidou o senador José Sarney (PMDB-AP) e toda a bancada federal. Góes quer reabrir as negociações com o objetivo de conseguir compensações para abrigar o maior Parque Florestal do Mundo, o Parque do Tumucumaque, com 3 milhões 867 mil hectares, uma área maior que a Bélgica, que, somada às nove Unidades de Conservação sob domínio do Governo Federal, representam uma área de mais de 54,5% do território do Estado do Amapá. O Parque foi criado por decreto federal no último ano da gestão FHC.

O parque
Em viagem de dois dias à Capital Federal, o governador cumprirá uma extensa agenda que inclui a reabertura dos canais de negociação em torno do Parque Montanhas do Tumucumaque. O assunto será um dos temas que o governador tratará com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na audiência marcada para esta sexta-feira. O governador já deixou claro que não é contra a criação do parque, mas em sua avaliação, a população amapaense foi praticamente alijada do processo de discussão sobre a criação.

"Já que o parque foi criado, o que temos de fazer agora é tirar proveito dessa situação. Então é preciso assegurar que as compensações anunciadas pelo Governo Federal quando da criação do parque realmente saiam do papel", afirma. Entre as compensações, a União ficou de liberar verbas para a pavimentação do trecho sul da BR 156, que vai até Laranjal do Jari e também para a pavimentação da BR 210, que liga a Capital à Serra do Navio. Antes da audiência com o presidente, o governador irá se encontrar com o ministro Miro Teixeira (Comunicações), com quem tratará sobre a modernização da Rádio Difusora de Macapá e também da implantação de algumas rádios comunitárias no Amapá.

Outra audiência também já confirmada: com o presidente da Infraero, Carlos Wilson. O assunto em pauta será a reestruturação e a modernização do aeroporto, que o governo considera ultrapassado.
(-Folha do Amapá-Macapá-AP-20/01/03)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.