VOLTAR

Waldez assina convênio buscando cooperação técnica no Parque do Tumucumaque

Jornal do Dia-Macapá-AP
25 de Mar de 2003

O governador Waldez Góes (PDT), concedeu na manhã de ontem, 24, uma entrevista coletiva no Palácio do Setentrião, onde assinou um convênio de cooperação técnica entre o Iepa (Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá) e a ONG (Organização Não-Governamental) Conservation Internacional (CI), através do presidente mundial da empresa Russell Mittermeier. A CI irá trabalhar no auxilio e capacitação técnica para os projetos que serão implantados no Parque do Tumucumaque.
Com filiais espelhadas por mais de 30 países, a Conservation Internacional atua no Brasil desde 1988, buscando alternativas econômicas que promovam o desenvolvimento compatível com a proteção dos ecossistemas.
Segundo o presidente Russell Mittermeier, um dos primeiros projetos em trabalho conjunto com o Iepa diz respeito a criação de um grupo que irá trabalhar na pesquisa com a biodiversidade e conservação. "É essencial para um parque que possui 52% de sua área conservada, ter uma capacitação local. Para que isso aconteça já estamos verificando junto a Universidade Federal do Amapá, que já possui os cursos de Biologia e Geografia, básicos para este tipo de trabalho, a possibilidade de realizar programas de iniciação cientifica, treinamento em outras instituições brasileiras, além de cursos em biodiversidade", explicou o presidente.
Para o secretário de Meio Ambiente, Edvaldo de Azevedo Souza, o Estado encontraria dificuldades para gerenciar sozinho um parque considerado como a maior unidade de conservação de florestas tropicais do planeta, com 3,8 milhões de hectares, área equivalente ao território da Bélgica. "A Conservation é uma organização mundial de expressão. Essa parceria nos dará grandes possibilidades de transformar esse parque em uma área atrativa que trará desenvolvimento social para nosso Estado", declarou.
Os representantes da Conservation Internacional em companhia do governador sobrevoarão a área do parque no último domingo, demostrando uma impressão extremamente positiva com relação ao ecossistema e biodiversidade. "Fiquei impressionado com o grau de preservação que vocês possuem aqui no Estado", afirmou Russell Mittermeier
(Ângelo Fernandes-Jornal do Dia-Macapá-AP-25/03/03)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.