VOLTAR

A voz das comunidades

MMA - http://www.mma.gov.br/
Autor: Lucas Tolentino
16 de Jul de 2013

As reivindicações de povos indígenas e dos quilombolas, entre outros, serão ouvidas pelo governo federal. Representantes dos ministérios do Meio Ambiente (MMA), do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Pesca e Agricultura e de outros órgãos participaram, nesta terça-feira (16/07), em Brasília, da abertura da Conferência Setorial Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais. O evento é uma preparatória para a 2ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, prevista para ocorrer em outubro deste ano.

O secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do MMA, Paulo Guilherme Cabral, destacou a importância da participação de representantes dos diversos segmentos da sociedade. "Há, aqui, uma divisão social que quer uma nova forma de política, integrada e participativa", afirmou. "Estamos aprendendo a conciliar os vários interesses existentes e, assim, promover o desenvolvimento sustentável. Precisamos de uma articulação que leve essas políticas até a ponta da cadeia."

BOLSA VERDE”

Entre as iniciativas realizadas pelo MMA, o secretário ressaltou o Programa Bolsa Verde, que concede, a cada três meses, o benéficio de R$ 300 a famílias em situação de extrema pobreza situadas em áreas prioritárias para conservação ambiental. Com isso, o incremento na renda se alia à conservação dos ecossistemas em que elas estão inseridas. "Estamos identificando novas famílias para participar do programa", explicou. "É um esforço para construir um país democrático e sustentável."”

Diversas conferências estão sendo realizadas em todo o país para definir propostas e eleger os delegados que serão levados à 2ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. O encontro terá como eixo central a construção de um plano específico para o setor. Além disso, aspectos ligados à reforma agrária, ao fortalecimento da agricultura familiar, à autonomia das mulheres rurais e da juventude rural e a outros pontos serão discutidos no evento.

O secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Laudemir Müller, afirmou que o objetivo é dar celeridade às medidas governamentais voltadas para o público. "A autonomia econômica tem de chegar, de fato, para esses povos", defendeu. "O país vive um momento político que nos impõe responsabilidades ainda maiores. É preciso que todos participem desse debate."”

http://www.mma.gov.br/informma/item/9494-a-voz-das-comunidades

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.